Política | 19-06-2021 18:00

BE de Abrantes acusa Governo de se “imiscuir” no futuro da Central do Pego

BE de Abrantes acusa Governo de se “imiscuir” no futuro da Central do Pego

O vereador do Bloco de Esquerda na Câmara de Abrantes, Armindo Silveira, critica o ministro do Ambiente por tentar condicionar os accionistas da central do Pego.

O vereador do Bloco de Esquerda na Câmara de Abrantes acusou o Ministro do Ambiente e da Acção Climática, Pedro Matos Fernandes, de se “imiscuir na estratégia dos accionistas que têm a propriedade da central” a carvão do Pego, em Abrantes. Armindo Silveira, que falava na última reunião camarária, classificou ainda de “desconcertantes” as declarações do ministro sobre a perda de direito dos accionistas ao ponto de injecção à rede eléctrica, que será atribuído por concurso público.

Pedro Matos Fernandes disse em entrevista à Lusa que "a partir do momento em que os acionistas se separam, aquele ponto de ligação à rede é perdido e, portanto, nenhum dos acionistas tem direito sobre ele". Afirmou ainda ter outros planos para a conversão da central, que será desativada em Novembro, que estão a ser concertados com as autarquias e que prefere não revelar.

Os dois acionistas da central a carvão do Pego, recorde-se, estão em desacordo em relação ao futuro da estrutura. Por um lado, a TrustEnergy quer converter a central num Centro Renovável de Produção de Energia Verde que implicará um investimento de 900 milhões de euros e uma aposta na biomassa. Já a Endesa discorda da decisão de uma reconversão baseada na biomassa e quer que o Governo lance novo concurso e propõe um projecto de 600 milhões de euros.

*Notícia completa na próxima edição semanal de O MIRANTE.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo