Política | 24-06-2021 15:00

Executivo da Chamusca dificulta trabalho dos vereadores da oposição

Executivo da Chamusca dificulta trabalho dos vereadores da oposição
POLÍTICA

A vereadora Gisela Matias (CDU) queixou-se de não receber atempadamente os pontos que vão para discussão nas reuniões de executivo.

A vereadora Gisela Matias (CDU) queixou-se de não receber atempadamente os pontos que vão para discussão nas reuniões de executivo. A O MIRANTE, a autarca diz que a situação é recorrente e que prejudica o seu trabalho como elemento da oposição.

A vereadora Gisela Matias (CDU) mostrou o cartão vermelho ao executivo socialista da Chamusca, presidido por Paulo Queimado (PS), por se atrasar no envio dos pontos em discussão na última reunião de câmara, que se realizou a 15 de Junho. Segundo a autarca, dos 20 pontos que constavam na ordem de trabalhos, sete foram enviados na véspera, o que impediu que se preparasse adequadamente para a sessão.

“Peço, uma vez mais, que os documentos me sejam enviados a tempo e horas de maneira que os possa ler e fazer o meu trabalho”, sublinhou. A secretária do executivo, presente na reunião, reconheceu o erro e pediu desculpas à vereadora.

O MIRANTE falou mais tarde com Gisela Matias que diz que a situação é recorrente e “limita” muito o seu trabalho como força de oposição à gestão da maioria socialista. Neste caso em particular os documentos deveriam ter sido enviados na sexta-feira anterior, ou seja, quatro dias antes em vez de segunda-feira, véspera da reunião. “Fui obrigada a ler os documentos à meia-noite do dia anterior, de rajada, e a preparar as intervenções com a minha equipa em cima do joelho”, lamenta.

A autarca sublinha ainda que desta forma não consegue deliberar os pontos “em consciência e com conhecimento de causa” e que, por essa razão, muitas vezes tem de se abster na hora de votar. “Quatro anos depois do início do mandato é inaceitável que estas situações continuem a ocorrer”, vinca a O MIRANTE.

Executivo faz orelhas moucas aos avisos de Gisela Matias

Nos últimos dois meses Gisela Matias tem alertado o executivo para um erro no sítio do município que impossibilita ao munícipe de aceder ao tópico onde foram publicados três avisos relativos ao início de procedimentos regulamentares. Em causa estão três regulamentos em consulta pública relacionados com vias de circulação, remoção e depósito de veículos e propaganda política e eleitoral. “Continua a ser impossível consultar o site, o que faz com que os cidadãos mais interessados não consigam ter acesso ao conteúdo dos regulamentos”, vincou, na sessão camarária. O vereador Rui Ferreira (PS) interveio para afirmar que “não é obrigatório que os regulamentos estejam disponíveis no sítio da câmara uma vez que estão presentes em Diário da República”.
Gisela Matias não deixou o autarca socialista sem resposta e afirmou que “a página oficial de internet do município da Chamusca existe para aproximar os cidadãos da gestão autárquica e não o contrário”.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo