Política | 24-07-2021 12:00

Parlamento aprova recomendação do BE para criar Grande Ecovia do Tejo

Parlamento aprova recomendação do BE para criar Grande Ecovia do Tejo
POLÍTICA

Proposta bloquista defende criação de percursos pedonais e cicláveis que liguem a foz, em Lisboa, a Alcântara, na Extremadura espanhola.

A proposta do Bloco de Esquerda que recomenda ao Governo a criação de uma ecovia do Tejo, que ligue a foz, em Lisboa, a Alcântara, na Extremadura espanhola, foi aprovada no dia 22 de Julho na Assembleia da República, apesar dos votos contra de CDS-PP, IL e Chega e das abstenções de PS, PSD e PCP.

A proposta de recomendação defende a criação da Grande Ecovia do Tejo, com caminhos pedonais e cicláveis que se ligará com a Rota da Costa Atlântica (EuroVelo 1) e visa alertar para os problemas ambientais e de mobilidade.

"O grande objectivo é aproximar a população do rio Tejo e criar uma consciência ambiental que leve à diminuição da poluição no mesmo. O rio deve deixar de ser visto como um caixote do lixo e passar a ser visto como um importante recurso natural", esclareceu, na altura em que foi apresentada a propostaa, a deputada do Bloco de Esquerda por Santarém, Fabíola Cardoso.

O plano pretende construir novos percursos e aproveitar as infraestruturas já existentes, como os segmentos dos Caminhos de Santiago e de Fátima ou os passadiços e trilhos junto ao Tejo, de modo a diminuir o impacto ambiental e valorizar os aglomerados urbanos.

Deste modo, a ecovia trará "benefícios sociais e económicos às populações da região, dinamizando e facilitando a criação de pontos de apoio a ciclistas e caminhantes, designadamente locais de dormida, restaurantes e cafés, oficinas, entre outros", descarbonizando assim a economia, lê-se na nota.

O Bloco de Esquerda acredita que o projecto deve ser financiado pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e pelo investimento verde, do fundo europeu.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo