Política | 15-09-2021 14:13

Duas listas lutam pelo poder na União Distrital das IPSS

Duas listas lutam pelo poder na União Distrital das IPSS
fotos DR

A presidente demissionária Sónia Lobato e Mário Machado são candidatos à liderança de uma estrutura que tem vivido momentos de turbulência interna.

Duas listas concorrem às eleições para os órgãos sociais da União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social (UDIPSS) de Santarém, entidade que no último ano tem vivido momentos de turbulência interna que conduziram às demissões dos dois últimos presidentes, após apenas meio ano de mandato decorrido. O acto eleitoral está marcado para 18 de Setembro, sábado.

A presidente demissionária, Sónia Lobato, que também é presidente do Lar Evangélico Nova Esperança em Alcanhões, e Mário Machado, dirigente da IPSS Malaqueijo Solidário, são os candidatos à presidência da direcção da estrutura que agrega as instituições particulares de solidariedade social (IPSS) do distrito de Santarém.

Sónia Lobato tomou posse como presidente da UDIPSS em Janeiro deste ano mas ao fim de meio ano vários elementos da direcção e de outros órgãos sociais apresentaram a demissão devido a conflitos internos, motivando a realização de eleições antecipadas. Fontes conhecedoras do processo apontaram o dedo a Sónia Lobato, dizendo que gere a organização de forma “arrogante” e “prepotente”.

A visada repudiou essa adjectivação, embora tenha admitido a O MIRANTE que é “teimosa e determinada”. Confirmou também “conflitos insanáveis” com alguns membros da direcção cessante, designadamente com a vice-presidente e o tesoureiro, lembrando que parte desses elementos já estava na anterior direcção, que também só durou cerca de meio ano.

Na lista A está uma equipa liderada por Mário Machado, que se define como “uma pessoa que não procura protagonismos, mas sim consensos”, orientando a sua actuação em prol da construção e fortalecendo uma vasta rede de contactos. É um antigo quadro do Banco Montepio e diz esperar que estas eleições sejam “o principio de outros tempos, de outra forma de estar e lidar, de outros comportamentos, de reunião da União, que esta jornada desuniu”.

Notícia mais detalhada na edição semanal de O MIRANTE de 16 de Setembro.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo