Política | 23-10-2021 18:26

Ex-presidente da Golegã renunciou porque se candidatou a presidente e não a vereador

Ex-presidente da Golegã renunciou porque se candidatou a presidente e não a vereador

José Veiga Maltez perdeu as eleições para o movimento independente “2021éoAno”, liderado por António Camilo, que é o novo presidente da câmara.

O ex-presidente da Câmara da Golegã José Veiga Maltez (PS), derrotado nas eleições de 26 de Setembro pelo movimento “2021éoAno”, não tomou posse como vereador e disse à Lusa que renunciou ao mandato porque se candidatou “a presidente e não a vereador”.

Veiga Maltez não quis adiantar qualquer outro comentário, nomeadamente, sobre o resultado eleitoral que ditou a sua derrota e a vitória de António Camilo, que se candidatou à presidência da Câmara da Golegã pelo movimento “2021éoAno”, depois de presidir, durante dois mandatos, à Junta de Freguesia da Golegã, para a qual havia sido eleito pelo PS.

Nas eleições de 26 de Setembro, o movimento independente obteve 47,8% dos votos, conquistando três dos cinco lugares do executivo municipal, ficando o PS (43,1%) com os restantes dois.

Na noite das eleições, o ex-autarca escreveu nas redes sociais que dedicou “quase um quarto de século” a “lutar” para “elevar e dignificar” o concelho, declarando-se “tranquilo”.

Veiga Maltez, médico de profissão, 64 anos, presidiu à Câmara da Golegã entre 1997 e 2013, sendo que, neste último mandato (2009-2013) liderou um executivo “monocolor”, constituído unicamente por eleitos socialistas.

Nas autárquicas de 2013 não se pôde recandidatar devido à lei da limitação de mandatos, tendo sido eleito presidente da assembleia municipal pelo movimento GAP (Golegã-Azinhaga-Pombalinho).

Em 2017, voltou a candidatar-se à presidência da Câmara da Golegã pelo PS, conquistando a maioria absoluta ao obter 56,8% dos votos, a que corresponderam três dos cinco lugares do executivo municipal, que teve, ainda, um eleito da CDU e outro do Movimento Sangue Novo.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo