Política | 01-12-2021 14:59

Distrital do PSD mantém Isaura Morais como cabeça de lista por Santarém

Distrital do PSD mantém Isaura Morais como cabeça de lista por Santarém

João Moura e Inês Barroso são os nomes seguintes na lista proposta à direcção Nacional do PSD. O actual deputado Duarte Marques não está entre os indicados.

A distrital de Santarém do PSD vai propor à direcção nacional uma lista de candidatos às legislativas de 30 de janeiro de 2022 liderada pela actual deputada e vice-presidente do partido, Isaura Morais, que também foi cabeça de lista nas legislativas de 2019.

João Moura, presidente da distrital e número dois da lista votada terça-feira à noite pela Comissão Política Distrital alargada, disse à Lusa que todos os 14 nomes (nove efectivos e cinco suplentes) que serão apresentados ao final da tarde de hoje à direcção nacional do PSD foram votados “de forma expressiva”, numa reunião que decorreu de forma “pacífica e ordeira”.

Além de Isaura Morais (Rio Maior) e de João Moura (Ourém), a lista inclui em terceiro lugar a actual vice-presidente da Câmara de Santarém, Inês Barroso, indicada pela concelhia da capital do distrito, seguindo-se o secretário da distrital, Rui Rufino (Chamusca).

Em quinto lugar surge Tiago Carrão, actual vereador na Câmara de Tomar, depois Sónia Ferreira, vereadora na Câmara de Benavente, João Oliveira, presidente da distrital da JSD (Cartaxo), Tiago Ferreira, vereador na Câmara de Torres Novas, e Susana Vitorino (Coruche).

Salientando que a lista é “equilibrada” e respeita a “coesão territorial”, João Moura declarou-se convicto de que “será aceite”, mas frisou que parte para a reunião receptivo à negociação.

Nas eleições legislativas de 2019, a lista de deputados do PSD pelo círculo eleitoral de Santarém esteve no centro de uma polémica, com o presidente do partido a alterar a ordem dos nomes propostos pela distrital, passando Isaura Morais de número três para o topo da lista, fazendo descer João Moura, e retirando o nome indicado pela concelhia de Santarém, Ramiro Matos, fazendo-o substituir pelo deputado Duarte Marques.

Na altura, João Moura afirmou que a imposição de Duarte Marques pela direcção nacional se devia a uma “cunha” de Nuno Morais Sarmento. O presidente da distrital social-democrata de Santarém disse à Lusa que o “ruído” que tem surgido nos últimos dias em “alguma comunicação social” é “normal”, porque “os excluídos se sentem muito importunados”.

Para João Moura, não é aceitável que num distrito em que o partido tem elegido três deputados “haja um lugar cativo”. João Moura disse que foi apoiante de Rui Rangel nas directas que culminaram na reeleição de Rui Rio para a presidência do PSD, mas frisou não ter ocupado qualquer lugar na estrutura que apoiou aquela candidatura.

“Independentemente do que aconteceu nas directas, a distrital de Santarém tem um mandato imaculado”, disse, sublinhando o “elogio” do presidente do partido ao trabalho feito nas autárquicas, por ter sido “o distrito que mais subiu” a votação, e o trabalho “em sintonia” desenvolvido no parlamento. “Não há nenhuma razão para ruído. É uma deslealdade”, afirmou.

Nas legislativas de Outubro de 2019, o PS elegeu quatro dos nove deputados do círculo eleitoral de Santarém, ao conquistar 37,1% dos votos, o PPD/PSD três (25,2%), o BE uma (10,2%) e a CDU um (7,6%).

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo