Política | 08-01-2022 18:00

Orçamento da Câmara de Rio Maior baixou mas espera pelos milhões do PRR

Orçamento da Câmara de Rio Maior baixou mas espera pelos milhões do PRR

Presidente do município tem expectativas de que haja um reforço da receita com a aprovação de candidaturas ao Plano de Recuperação e Resiliência.

A Câmara de Rio Maior conta com um orçamento de 25 milhões de euros para 2022, menos 3 milhões de euros do que o de 2021, mas com a expectativa de que venha a ser reforçado caso venham a ser aprovados projectos financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Esse “grau de incerteza positiva no que toca à receita” foi sublinhado pelo presidente do município, Filipe Santana Dias (PSD), durante a discussão desse ponto em reunião do executivo.
A continuidade dos apoios às juntas de freguesia, clubes e associações diversas, investimentos na rede viária e a continuação de obras em curso, como a requalificação da Casa Poeta Ruy Belo e da antiga moagem Maria Celeste e zona envolvente, são alguns dos destaques do orçamento, que foi aprovado pela maioria PSD/CDS e a abstenção dos dois vereadores do PS.
O vereador socialista Miguel Paulo disse que a abstenção teve em conta os acordos pós-eleitorais para viabilização dos executivos nalgumas juntas de freguesia e os investimentos nas freguesias, sublinhando no entanto que não concorda com várias opções políticas da maioria, defendendo, por exemplo, que poderia haver uma redução dos impostos municipais.
A dívida global do município cifra-se actualmente nos 4 milhões de euros e é “perfeitamente gerível”, acentuou o presidente da câmara para defender as políticas de equilíbrio orçamental que têm vindo a ser seguidas. Filipe Santana Dias recordou que quando a coligação PSD/CDS ganhou a câmara, em 2009, a dívida deixada pelo PS andava nos 24 milhões de euros e obrigou a “muitos sacrifícios” na gestão do município.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo