Política | 27-01-2022 15:12

Plano Director Municipal de Tomar já entrou em vigor

Plano Director Municipal de Tomar já entrou em vigor

Documento já foi publicado em Diário da República. As críticas ao novo PDM mantêm-se porque vai implicar uma redução significativa da área urbanizável do concelho.

O processo de revisão do Plano Director Municipal (PDM) de Tomar está concluído vinte anos depois do seu início. O documento foi publicado em Diário da República a 24 de Janeiro, tendo entrado oficialmente em vigor na terça-feira, 25 de Janeiro, segundo explicou Hugo Cristóvão, vice-presidente do município, na última reunião camarária.

O PDM de Tomar tem sido alvo de muitas críticas por parte da oposição à maioria socialista, uma vez que a versão final do documento traduz, entre outras alterações, uma redução bastante significativa da área urbanizável do concelho, significando que muitos dos terrenos disponíveis para construção vão deixar de estar. O executivo liderado por Anabela Freitas (PS) justificou, em várias sessões de câmara e assembleia, que o processo envolveu dezenas de entidades e que foi difícil chegar a um consenso, devido às muitas imposições e regras que obrigaram a ter um PDM que “não é condizente com aquele que o município pretendia apresentar”.

O novo PDM de Tomar caracteriza-se por uma “estratégia de desenvolvimento territorial municipal em articulação com o modelo de ordenamento territorial, com vista à prossecução da qualificação do território municipal, reforço da respectiva atractividade e melhoria da qualidade de vida dos munícipes”, pode ler-se em Diário da República. O documento obedece a um conjunto de linhas de orientação, nomeadamente a dinamização económica, estruturação da mobilidade, estruturação do espaço urbano e do espaço rústico e a valorização ambiental e da paisagem.

De forma genérica, o Plano Director Municipal tem como objectivos a definição estratégica de desenvolvimento e ordenamento do território e da política urbana. Estabelece o modelo de organização do território municipal com base na classificação, solos urbanos e rurais, e na qualificação do solo (solos urbanos já urbanizados, urbanizáveis, entre outros).

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo