Política | 03-02-2022 16:25

Proposta para juntar Lezíria, Médio Tejo e Oeste já está na União Europeia

A criação da nova NUT II que vai gerar uma nova região juntando a Lezíria do Tejo, Médio Tejo e Oeste já foi formalizada pelo Governo junto do o Eurostat – Gabinete de Estatísticas da Comissão Europeia.

A criação da nova NUT II que vai gerar uma nova região juntando a Lezíria do Tejo, Médio Tejo e Oeste já foi formalizada pelo Governo junto do o Eurostat – Gabinete de Estatísticas da Comissão Europeia. Esta entidade vai avaliar a proposta e depois dar seguimento do projecto nos organismos europeus. A carta com a proposta foi enviada esta segunda-feira, 31 de Janeiro.

O presidente da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo e da Câmara de Almeirim, Pedro Ribeiro, já tinha explicado que quando a Lezíria do Tejo passou para a NUT do Alentejo, para não perder fundos comunitários por estar agregada a Lisboa, já se falava nesta solução. Para o autarca, esta nova NUT II vem dar um novo sentido territorial, definindo-se estratégias comuns para os 36 municípios de quatro distritos: Lisboa, Santarém, Castelo Branco e Leiria.

Uma das áreas que pode beneficiar com a nova NUT II é a economia, com programas próprios para que as empresas sejam tratadas de forma igual, quer estejam em Mação, em Benavente ou na Nazaré. A educação é outra das áreas que só tem a beneficiar com a reorganização territorial, uma vez que actualmente Lezíria, Médio Tejo e Oeste estão divididas pelas regiões do Centro, Alentejo ou Lisboa, que têm políticas diferentes de financiamento.

NUT é o acrónimo de “Nomenclatura das Unidades Territoriais para Fins Estatísticos”, constituído um sistema de divisão do território em regiões e foi criada no início dos anos 1970. Divide-se em três níveis (NUT I, NUT II, NUT III). Portugal divide-se em três NUT 1 correspondendo ao continente, Açores e Madeira, sete NUT II como Algarve, Alentejo ou Centro e 25 NUT III que correspondem às actuais comunidades intermunicipais, áreas metropolitanas e regiões autónomas. 

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo