Saúde | 08-07-2020 10:53

Genética e factores ambientais agravam alergias

Genética e factores ambientais agravam alergias
Foto: DR

Espirros, comichão e inchaço são alguns dos sintomas associados às alergias mais comuns. Hoje é Dia Mundial da Alergia, data em que se alerta para a importância do tratamento desta doença que tem vindo a aumentar.

Rinite, conjuntivite, asma, eczema, urticária e anafilaxia são as alergias mais comuns entre os portugueses. Actualmente um em cada três portugueses tem pelo menos uma destas doenças alérgicas, constando a alergia do top cinco das doenças crónicas mais frequentes em qualquer idade. O número de doentes alérgicos tem vindo a aumentar, e explica-se por factores genéticos e ambientais, estimando-se que, a breve trecho, metade dos europeus possa sofrer de alergias.

As alergias resultam da interacção entre os genes de cada um e o ambiente, havendo por isso maior probabilidade de os filhos de pais alérgicos virem a sofrer da mesma patologia. Nos casos em que ambos os progenitores são alérgicos o risco aumenta até 80%. Mas além da genética há ainda a considerar os factores ambientais como a poluição, a exposição ao fumo de tabaco, o passar mais tempo dentro de casa, o uso excessivo de medicamentos antibióticos e as alterações na dieta. Hoje é Dia Mundial da Alergia, data escolhida pela Organização Mundial da Saúde para alertar sobre a importância do tratamento das alergias, doença crónica que, em certos casos, pode até provocar a morte.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo