Saúde | 11-07-2020 12:30

Depressão e Covid-19

Depressão e Covid-19
SAÚDE
foto DR

Helena Gonçalves - Psicóloga

Dados recolhidos por investigadores junto de mais de dez mil portugueses adultos, no início do estado de emergência, comprovam o significativo impacto negativo da pandemia na saúde mental. Quase metade (49,2%) reportou impacto psicológico moderado ou grave.


A depressão e a ansiedade são as situações mais frequentes. A depressão é um estado de tristeza, autodepreciação, perda de energia e esperança. É normal a pessoa ter sentimentos de culpa, diminuição do interesse ou prazer nas actividades que costumava desenvolver. Esta falta de energia acontece porque a energia que normalmente está activada para o exterior é dirigida para o próprio em forma de autocrítica.


Um tratamento eficaz passa por uma intervenção psicoterapêutica. Para isso, é fundamental um verdadeiro contacto entre psicoterapeuta (psicólogo especialista em psicoterapia) e paciente para o sucesso da terapia. O psicoterapeuta ajuda o paciente a tomar consciência da sua forma de estar no mundo, das suas crenças, e a entrar em contacto com os seus próprios recursos de forma a poder utilizá-los.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo