Saúde | 20-07-2020 10:15

Maternidade volta para Abrantes ainda este mês

Maternidade volta para Abrantes ainda este mês
Dinis foi a primeira criança a nascer na maternidade de Torres Novas, depois da transferência do serviço habitualmente instalado em Abrantes

Os Serviços de Ginecologia, de Obstetrícia e a Unidade de Cuidados Neonatais do Centro Hospitalar do Médio Tejo regressam a Abrantes a 23 de Julho.

A transferência da Maternidade para a Unidade Hospitalar de Abrantes far-se-á durante os dias 20, 21 e 22 de Julho. Durante este período será suspensa a actividade do Serviço de Urgência Obstétrica no Centro Hospitalar do Médio Tejo devendo as utentes dirigirem-se ao Hospital Distrital de Santarém, ao Centro Hospitalar de Leiria ou ainda à Unidade Local de saúde de Castelo Branco. De acordo com um comunicado do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), nos dias 20 e 21, apesar de já não haver inscrições ou admissões de utentes, estará um Ginecologista-Obstetra na Unidade Hospitalar de Torres Novas, para eventuais esclarecimentos ou emergências.

A Maternidade iniciará a actividade assistencial na Unidade Hospitalar de Abrantes, no piso 5, a partir da 09h00 da próxima quinta-feira, de 23 de Julho.

O CHMT adianta que durante o período em que a Maternidade esteve em Torres Novas, desde Março último, foram executadas obras de requalificação na Unidade Hospitalar de Abrantes que permitem que os Serviços de Ginecologia, de Obstetrícia e a Unidade de Cuidados Neonatais ocupem a totalidade do 5º piso. Desta forma, garante, os serviços estão protegidos e as condições de segurança reforçadas para utentes e profissionais de saúde face à nova realidade da Covid-19. As parturientes passam a ter um circuito próprio, estanque e definido.

O regresso dos Serviços de Ginecologia, de Obstetrícia e Unidade de Cuidados Neonatais à Unidade Hospitalar de Abrantes libertará o Bloco Operatório da Unidade Hospitalar de Torres Novas, que verá a sua actividade cirúrgica retomada e aumentada em várias especialidades. Depois do Serviço de Oftalmologia, instalado na Unidade Hospitalar de Tomar, mas que desdobrou tempo cirúrgico e está já a operar na Unidade de Torres Novas, outras especialidades cirúrgicas utilizarão o Bloco Operatório de Torres Novas, para recuperar os tempos médios de espera para cirurgia, fortemente afectados pela contingência da Covid-19, refere a nota do CHMT.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo