Saúde | 30-10-2020 09:59

Prevenção continua a ser o melhor trunfo contra o cancro da mama

Prevenção continua a ser o melhor trunfo contra o cancro da mama
Foto: DR

Acções de rastreio são gratuitas e próximas, ainda assim só respondem à chamada metade das mulheres convidadas, com idade entre os 50 e os 69 anos e inscritas nas Unidades de Saúde. Hoje é dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama.

Em Portugal, a mortalidade por cancro da mama diminuiu mas a incidência da doença tem aumentado. A prevenção é por isso cada vez mais importante sobretudo nesta altura de pandemia em que, de acordo com o presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro, Vítor Rodrigues, ficaram por diagnosticar perto de mil cancros da mama, do colo do útero e colorrectal, por “falhas na operacionalização” dos cuidados de saúde.

Carmo Couto, uma das coordenadoras do Grupo de Apoio de Santarém da Liga Portuguesa Contra o Cancro afirma a O MIRANTE que, por enquanto, não se sentem os constrangimentos da pandemia na região, no que toca aos rastreios, uma vez que se realizam de dois em dois anos e a última acção decorreu com normalidade entre Outubro de 2019 e Fevereiro de 2020. A próxima acção deverá arrancar em Outubro de 2021 se estiverem reunidas as condições.

Nos dados referentes ao último rastreio, que cobre o concelho de Santarém, quer na sede do Grupo de Apoio, quer em unidades móveis, foram convidadas 8.972 mulheres e foram rastreadas 4.865. Uma taxa de adesão que rondou os 54%. Carmo Couto reconhece que motivar as mulheres a participar nas acções de rastreio é, por si só “outra luta” e enfatiza a importância da divulgação. Afinal, apesar de não haver uma causa definida para a doença, sabe-se que a prevenção é o melhor caminho, e consegue-se mantendo um estilo de vida saudável e fazendo o controlo periódico através de mamografia gratuita. Quando detectado de forma precoce, este tipo de cancro tem uma taxa de cura de 90%.

Um artigo para ler na íntegra na próxima edição de O MIRANTE, nas bancas à quinta-feira.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo