Saúde | 25-02-2021 18:22

Hospital de Santarém começa a voltar à normalidade

Hospital de Santarém começa a voltar à normalidade

Hospital pretende fazer o acompanhamento a médio e longo prazo dos doentes que tiveram Covid-19

O Hospital Distrital de Santarém já começou, gradualmente, a retomar as actividades que tinham sido suspensas com o agravamento da pandemia e o crescimento do número de doentes internados com Covi-19. A administração do hospital informa que estão a reduzir-se o número de camas em enfermaria para doentes com Covid-19.

O director clínico do hospital, Paulo Sintra, realça que no último ano foi mantida a assistência nas áreas mais sensíveis, como tratamentos a doentes oncológicos e crónicos. Tanto a radioterapia, como a quimioterapia e, especialmente, a cirurgia de doentes oncológicos mantiveram níveis de excelência”, refere.

“A gestão rigorosa de recursos e capacidade, assim como a resiliência dos seus colaboradores, permitiu evitar repercussões mais graves da pandemia na saúde da população que o hospital serve ”, acrescenta.

Para o director clínico há a realçar “a articulação em rede, recebendo e enviando doentes de e para diferentes pontos do país (e que ainda continua na área da Saúde Mental). O que foi fundamental para que o sistema, sobrelotado, “conseguisse enfrentar e ultrapassar o maior desafio de saúde do século”.

Em 2020 foram realizadas 132.228 consultas, reduzindo o tempo médio de espera por consulta dos 151 dias, em Junho, para os 96 dias, em Dezembro. Apenas 10% das consultas têm uma espera com mais de nove meses, garante o clínico, acrescentando que foram realizadas 6.017 cirurgias, permitindo recuperar a mediana de tempo de espera para cirurgia de 6,8 meses para 5,2 meses.

Agora, um dos objectivos é aumentar a actividade com doentes não Covid, nomeadamente os considerados não prioritários, recuperando áreas como a cirurgia de ambulatório. Outro é continuar a encaminhar doentes não graves da urgência para os centros de saúde, “dando continuidade à dinâmica já iniciada há um ano, com a intenção, entre outras, de alocar os recursos humanos a outras áreas de tratamento hospitalar”.

O hospital informa ainda que pretende fazer o acompanhamento a médio e longo prazo dos doentes que tiveram Covid-19, por equipa de médicos de medicina interna, pneumologia, cardiologia, fisiatria e infeciologia. Neste plano os doentes serão observados, examinados e orientados durante um dia de permanência no hospital.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo