Saúde | 13-04-2021 14:30

Utentes desesperam para marcar consultas no Centro de Saúde de Benavente

Utentes desesperam para marcar consultas no Centro de Saúde de Benavente
SAÚDE
foto DR

Falta de médicos agravou-se nas últimas semanas, depois de dois médicos de família se terem aposentado. A marcação de consultas foi suspensa.

A pandemia e a falta de médicos está a levar ao desespero e a deixar sem resposta centenas de utentes do Centro de Saúde de Benavente que não conseguem marcar consulta. O coordenador da Comissão de Utentes do Concelho Benavente (CUCB), Domingos David fala “num drama que se vive há anos, agora agravado ao extremo”.

Por telefone, e-mail ou presencialmente, explica o responsável, “os utentes não têm sequer a possibilidade de fazer marcação de consultas, mesmo que se trate de um doente crónico”.

Segundo Domingos David, esta unidade de saúde que serve três das quatro freguesias do concelho tem apenas uma médica de família ao serviço, desde que outros dois se aposentaram, recentemente. O MIRANTE contactou a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARS-LVT) que está a averiguar a situação, aguardando-se uma resposta,

O assunto também foi levantado na última reunião pública da Câmara de Benavente, pelo vereador do PSD, Ricardo Oliveira que falou numa “situação caótica”, criticando que nesta unidade de saúde apenas se "aceitem inscrições para pedidos de medicamentos”.

Em resposta, o presidente do município de Benavente, Carlos Coutinho disse estar a acompanhar a situação, adiantando que a autarquia tem estado em contacto com a ARS-LVT e o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Estuário do Tejo, na tentativa de encontrarem uma solução.

O autarca referiu ainda que o município tentou, no último concurso, atrair o número de médicos suficiente (quatro) para permitir que este centro de saúde passasse a Unidade de Saúde Familiar (USF), mas sem sucesso. A câmara municipal ofereceu habitação, vagas na creche e centros escolares, transporte para os médicos, mas as medidas não convenceram os médicos a fixar-se no concelho.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo