uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Destacado ensino de excelência no 43º aniversário da Escola Superior de Saúde de Santarém

Destacado ensino de excelência no 43º aniversário da Escola Superior de Saúde de Santarém

Diversificação da oferta formativa e protocolos de internacionalização mencionados pela directora

A directora da Escola Superior de Saúde de Santarém considera que aquele estabelecimento de ensino tem sabido desenvolver-se e adaptar-se às novas exigências de construção de processos de excelência na educação em saúde, através de uma estratégia formativa baseada na cooperação com protocolos nas áreas de Educação pré e pós graduada, de aprendizagem ao longo da vida, actividades de extensão à comunidade e investigação.
Falando na cerimónia que assinalou o 43º aniversário da escola, no dia 16 de Maio, Isabel Barroso referiu, como exemplos, a consolidação da oferta formativa em enfermagem, 1º ciclo, adequada às necessidades do mercado, e a sustentação da oferta formativa dos cursos de 2º ciclo no domínio científico da enfermagem. Mencionou ainda os cursos de Mestrado que já vão na sua sexta edição e que têm garantido uma confirmação da diversificação formativa ao nível pós-graduado da ESSS, bem como os cursos de pós-licenciatura de especialização em enfermagem e pós-graduação.
“A nossa aposta no contexto da diversificação de ofertas e públicos, bem como o conjunto de ofertas actuais permite abertura a candidatos com formações de origem para além da Enfermagem, nomeadamente através das Pós-graduações como é o caso da Pós graduação em Gestão de Unidades de Saúde em parceria com a ESGT do nosso IPSantarém”, referiu.
A ESSS possui uma unidade de monitorização de indicadores em saúde (UMIS) enquadrada no Laboratório de Investigação em Desporto e Saúde (LIDS), em parceria com a Escola Superior de Desporto de Rio Maior, que tem por finalidade desenvolver projectos de investigação, prestação de serviços e criação de observatórios com ligação à comunidade.
A nível de cooperação internacional, Isabel Barroso salientou a participação no consórcio europeu formado pelas Universidades de Oviedo, Metropolia de Helsínquia, IPS e Universidade do Algarve, referindo estar neste momento em desenvolvimento o 4º Curso Master Erasmus Mundus em Enfermagem de Emergência e Cuidados Críticos que teve início em Setembro de 2015 e em preparação a 5ª edição, que terá inicio em Setembro deste ano.
O intercâmbio cultural também foi relevado “Desde 2012 que passaram pelo IPSantarém - ESSS no Âmbito do EMEEC Nursing estudantes dos seguintes países - Colômbia, Congo, Filipinas, Indonésia Palestina, Nepal, Peru, Paquistão, Finlândia, Etiópia, Portugal, Egipto, EUA, Noruega, Reino Unido, Vietname, Gana, Ruanda, Camarões, Espanha…”, explicou a directora.
A qualificação do corpo docente e de todos os colaboradores da Escola, com investimento na formação académica e profissional promovendo o potencial humano da globalidade das pessoas, é um dos pilares onde assenta o sucesso da Escola Superior de Saúde de Santarém.
Outra das dimensões que nos parece importante destacar é a forma como a Escola tem vindo a criar condições que permitam o seu desenvolvimento e afirmação no futuro, sustentadas numa visão estratégica, de que relevamos a procura sistemática da melhoria contínua nos processos essenciais ao seu desenvolvimento, com a implementação e o aprofundamento do Sistema de Gestão da Qualidade, certificado desde Dezembro de 2009. É central a aposta na convergência com o Sistema de Garantia da Qualidade do IPS, que reforçará a capacidade de resposta aos critérios de avaliação e acreditação do ensino superior em vigor” mencionou ainda a directora.

Destacado ensino de excelência no 43º aniversário da Escola Superior de Saúde de Santarém

Mais Notícias

    A carregar...