uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

“A Escola Básica de Vialonga é uma vergonha para alunos e professores”

Direito de Resposta

Foi com agrado que verifiquei que tinham dado destaque de “manchete” às questões que coloquei na última reunião da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira. Infelizmente não são correctas, nem verdade, as afirmações lá proferidas, razão pela qual, envio esta comunicação.
De fato, a intervenção feita na referida reunião estava escrita e nunca é referido nem explicitamente nem implicitamente que “A Escola Básica de Vialonga é uma vergonha para alunos e professores”. Venho assim tentar que a verdade seja reposta pois já fui justamente abordado por professores e alunos contestando estas afirmações.
Torna-se evidente que eu como Presidente da Associação de Pais não devo fazer, nem faço, afirmações por quem não represento, nomeadamente alunos e professores. Na realidade, alunos, professores e mesmo pais, orgulham-se do enorme trabalho realizado neste Agrupamento, em prol dos seus alunos e que embora as péssimas condições de trabalho mantêm um projecto educativo audacioso, variado que tenta nas suas várias vertentes atenuar os enormes desequilíbrios sociais existentes na nossa freguesia.
Não é por acaso que um Agrupamento, com graves deficiências de equipamento e instalações, consegue manter em funcionamento o Ensino Artístico da Música com os seus alunos actuando nos maiores palcos do país e varias vertentes do ensino profissional com enorme êxito como foi o caso dos recentes prémios APIO do seu Curso de Joalharia. É assim caso para dizer que se o Agrupamento consegue este sucesso com as péssimas condições que tem o que faria com umas instalações dignas para os seus alunos e profissionais? Por maioria de razão é caso para dizer que este Agrupamento e sua comunidade educativa merecem umas novas instalações por todo trabalho que têm realizado.
A única situação que me refiro a vergonha situa-se quando digo que há pais que transferem os seus alunos para outras escolas pelas más condições desta e “isto como Presidente da Associação de Pais, como pai e como cidadão envergonha-me. Envergonha-me e penso que deve envergonhar a todos nós que temos responsabilidades.” Isto não é definitivamente o que é dado a entender na referida manchete.
José Vieira
Associação de Pais da EB2,3 de Vialonga

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido