uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Infecção de meningite bacteriana em Povos preocupa pais

Delegada de saúde diz que não há motivo para alarme. Mais de centena e meia de pessoas receberam receitas para ir levantar antibiótico de prevenção. Medicamento esgotou em Vila Franca de Xira mas o stock foi reposto.

Mais de centena e meia de pessoas, que estiveram na quinta-feira, 15 de Dezembro, na festa de Natal da escola básica de Povos, em Vila Franca de Xira, foram chamadas para realizar com urgência a profilaxia de prevenção devido ao facto de uma das crianças do grupo ter apresentado sintomas de meningite bacteriana.
A criança, de seis anos, está internada em estado grave no Hospital da Estefânia, em Lisboa, com prognóstico reservado. A menor entrou no Hospital Vila Franca de Xira na noite de sexta-feira mas foi enviada para casa. Voltou ao final da tarde de sábado e foi enviada no domingo para Lisboa. Foi nesse momento que o hospital da capital informou os pais do agrupamento para essa situação.
A meningite bacteriana é uma doença grave que pode comportar risco de vida. Mas a delegada de saúde local, Marília Alves, assegura que não há motivo para alarme e que todos os procedimentos foram cumpridos como determinado nestas situações. “Foi detectado um caso de septicemia meningocócica numa criança e por isso estamos a passar as receitas para que os pais e as crianças que estiveram nessa festa possam começar de imediato a tomar a profilaxia preventiva”, explica a clínica. A responsável garante que a situação não deve preocupar os pais mesmo depois de terem passado mais de 48 horas desde a exposição inicial à menina infectada.
A corrida aos medicamentos fez esgotar o stock em todas as farmácias da cidade na manhã de segunda-feira, 19 de Dezembro, afiança Nuno Onça, da associação de pais local. “Estamos obviamente alarmados pela forma como só no domingo fomos informados da situação. Da directora do agrupamento houve um grande apoio mas da parte das entidades médicas podia ter havido mais informação”, lamenta a O MIRANTE.
A delegada de saúde, Marília Alves, garante que neste momento “as farmácias estão a repor” os medicamentos e que por isso não deverá faltar oferta a todos os que precisem.
A septicemia meningocócica é transmitida pela pessoa doente através de gotículas expelidas da tosse ou espirros. Apresenta como sintomas febre alta, dor de cabeça e rigidez do pescoço. A septicemia começa com sintomas de gripe, como febre e calafrios, dores no corpo, mal-estar e náuseas. Mas depois os sintomas evoluem rapidamente chegando a dar lugar a dores abdominais, diarreia e vómitos. Outros sintomas possíveis incluem confusão mental, letargia e taquicardia.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido