uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Região de Santarém triplicou valor das exportações para Marrocos

Região de Santarém triplicou valor das exportações para Marrocos

Estudo de mercado da Nersant aponta para aumento significativo do potencial de exportação para esse país africano.

Sabia que no ano de 2015 a região de Santarém triplicou o valor da sua exportação para o mercado marroquino? A conclusão é de um estudo de mercado que a Nersant - Associação Empresarial da Região de Santarém elaborou e que conclui que o potencial de exportação dos produtos da região para Marrocos tem vindo a aumentar.
Os estudos, realizados no âmbito do Exportintelligence, projecto de promoção da exportação das empresas da região dinamizado pela associação empresarial, apresenta ainda os 70 produtos da região com maior potencial de exportação, que se encontram divididos no documento em 15 secções.
A secção que apresenta maior potencial de incremento das exportações é a secção VII - Plástico, borracha e suas obras, tendo sido identificados 10 produtos onde o mercado de destino representa 375 milhões de euros de importações, com destaque para o potencial de mercado do polietileno de densidade inferior a 0,94 com um mercado potencial de 165 milhões.
Também os produtos das indústrias químicas ou das indústrias conexas - a secção VI - são apontados no estudo com grande potencial de aumento de vendas. Esta secção indica 7 produtos, que representam um potencial de mercado de 108 milhões de euros, com destaque para os inseticidas que representam um potencial de mercado de 48 milhões de euros.
No pódio está também a secção VIII - Peles, couros, peles com pêlo e obras destas matérias; artigos de correeiro ou de seleiro; artigos de viagem, bolsas e artefactos semelhantes; obras de tripa. Desta secção foram identificados oito produtos que representam um potencial de mercado de 110 milhões de euros.
Em termos dos países fornecedores dos países seleccionados, de notar que em todos eles o top 5 é ocupado quase exclusivamente por países europeus. Tal como acontece nas restantes secções, Espanha e França voltam a ser dos principais fornecedores, com Portugal a aparecer no top 5 em quatro produtos.
Paralelamente a este relatório de apresentação dos principais produtos do Ribatejo com potencial de exportação para Marrocos, a Nersant tem ainda disponível um outro documento, realizado ao abrigo do mesmo projecto, que apresenta o país, suas relações económicas e comerciais, comércio internacional e caráter fiscal, e ainda os procedimentos necessários para a exportação para esse país. Em suma, um verdadeiro manancial de informação disponível para apoiar a exportação das empresas para este país.
Os interessados em exportar para Marrocos ou simplesmente em aceder à informação sobre este mercado, poderão solicitar a documentação ao Departamento de Apoio Técnico, Inovação e Competitividade da Nersant, através dos contactos datic@nersant.pt ou 249 839 500.

Região de Santarém triplicou valor das exportações para Marrocos

Mais Notícias

    A carregar...