uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
As oportunidades da bioeconomia estiveram em debate em Torres Novas
Sessões vão dedicar-se aos produtos “Bio”

As oportunidades da bioeconomia estiveram em debate em Torres Novas

Foi a primeira de quatro sessões promovidas pela NERSANT e pelo Agrocluster Ribatejo

A NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém e o Agrocluster Ribatejo promoveram a primeira de quatro mesas redondas em que a bioeconomia é a peça central. Indissociável de sinergias estratégicas empresariais, o conceito permite a integração e combinação de resíduos transformados em novos produtos com menos impacto ambiental.
Tendo em conta a mudança de mentalidades no consumo dos cidadãos “os produtos Bio vão, claramente, ocupar uma faixa de consumo razoável”, afirmou Carlos Lopes de Sousa, presidente do Agrocluster Ribatejo durante a abertura da sessão. O sector agroalimentar é indissociável do ambiente, da terra, do mar, da floresta e “a bioeconomia ligada a um sistema saudável, com tudo o que isso inclui, pode ser a solução”, alertou, dando o mote para o início do programa.
De seguida, a NERSANT deu voz ao projeto Bio-Ware, centrado nas duas bioeconomias, verde (Agroflorestal e engloba a produção primária) e branca (soluções industriais e ambientais, de transformação dos produtos biológicos e naturais) onde, entre as várias valências, se encontra o Concurso de Ideias de Negócio, para premiar as melhores ideias de bio produtos ou bio serviços.
Da parte da SPI - Sociedade Portuguesa de Inovação, Miguel Carnide explorou as oportunidades que a Bioeconomia oferece apresentando as várias tendências a considerar, tais como a rotulagem que mostra o caminho através da cadeia de valor, o estilo de vida atual associado a dietas mais saudáveis, as embalagens no contexto Less is More, maior consciência e maior circularidade.
No campo das tendências de investimento empresarial a nível mundial, o orador expôs alguns casos de alimentos que se têm vindo a afirmar no mercado como os probióticos, proteína de ervilha, algas, entre muitos outros.
O segundo tema da Mesa Redonda abordou as Sinergias Estratégicas Empresarias da bioeconomia com a intervenção de João Nunes, fundador da ALL, Associação Portuguesa para a Bioeconomia e Economia Circular. O profissional falou da “Bioeconomia circular para integrar tudo” e apresentou algumas lacunas da Bioeconomia na temática do “recurso da água doce e água potável”, acrescentando que “o impulso correto seria bioeconomia azul”.
No momento que antecedeu os esclarecimentos, Carlos Lopes de Sousa, presidente do Agrocluster Ribatejo, expôs alguns exemplos práticos, não sem antes frisar que “sem bioeconomia não passaremos à biotecnologia”.
Esta foi a primeira sessão de Mesa Redonda realizada no âmbito do projeto Bio-Ware, que pretende sensibilizar e disseminar a importância da bioeconomia e da sua integração nos sectores relevantes para a região, bem como promover lógicas de colaboração entre entidades.
Para mais informações sobre o projecto os interessados podem aceder a www.bioware.nersant.pt ou contactar o Departamento de Apoio Técnico, Inovação e Competitividade da associação empresarial através dos contactos datic@nersant.pt ou 249 839 500.

As oportunidades da bioeconomia estiveram em debate em Torres Novas

Mais Notícias

    A carregar...