uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Águas do Ribatejo e Deco juntam-se em campanha para promover poupança de água
Francisco Oliveira é o presidente do conselho de administração da Águas do Ribatejo

Águas do Ribatejo e Deco juntam-se em campanha para promover poupança de água

Protocolo de cooperação visa a promoção do uso eficiente desse recurso natural

A empresa intermunicipal Águas do Ribatejo assinou na quinta-feira, 24 de Maio, na sua sede em Salvaterra de Magos, um protocolo de cooperação com a associação de defesa do consumidor Deco para promover, junto dos consumidores, o uso eficiente da água.
Em comunicado, a empresa afirma que o protocolo visa a concretização do projecto “A Água é de Todos – Não ao seu desperdício!” através de acções de formação, informação e sensibilização, estando nomeadamente prevista a realização de uma conferência, animação de rua, sessões de informação junto de diferentes públicos e formação para colaboradores dos municípios que integram a Águas do Ribatejo (AR).
A empresa tem verificado uma redução nos consumos, que atribui às campanhas que tem vindo a realizar aliadas à crise que obrigou a alguma contenção, disse fonte da empresa, alertando que, “se não forem melhoradas as práticas”, pode haver constrangimentos no abastecimento, sobretudo se o próximo Verão se assemelhar ao de 2017.
Detida na totalidade por sete municípios da região, a Águas do Ribatejo tem, desde 2010, estabelecido parcerias com diversas instituições, como a Deco e a associação ambientalista Quercus, para a promoção do uso eficiente da água, tendo chegado, até ao momento, a cerca de 12.000 das 75.000 famílias que abrange, disse fonte da empresa.
O protocolo é o segundo de parceria com a Deco e surge da “necessidade de antecipação de um possível cenário de seca extrema e de dificuldade de abastecimento”. No âmbito deste projecto vai realizar-se uma conferência sobre a importância da sustentabilidade no sector da água, sete acções com animação de rua dirigidas a crianças e jovens, em todos os concelhos abrangidos pela AR, 14 sessões informativas dirigida a alunos e outras tantas para consumidores em geral, em parceria com as autarquias.
Está ainda prevista uma acção de formação dirigida aos colaboradores das câmaras municipais e a produção e distribuição, juntamente com a factura da água, de um folheto informativo sobre o uso racional da água.
Os alunos dos ensinos secundário e profissional dos sete concelhos abrangidos serão desafiados a realizar um vídeo de promoção do uso racional da água junto de todos os consumidores, afirma a nota.
A campanha irá chegar igualmente a associações de agricultores e a produtores individuais, incluindo aos que detêm pequenas hortas, nomeadamente para procurar reduzir a “proliferação de furos” que reduzem a capacidade de captação e a tornam mais onerosa.

Águas do Ribatejo e Deco juntam-se em campanha para promover poupança de água

Mais Notícias

    A carregar...