uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Benavente é a terra da minha vida e dos meus sonhos
Pedro Sousa gosta de tudo o que Benavente tem para oferecer

Benavente é a terra da minha vida e dos meus sonhos

Pedro Sousa é proprietário da Sousa Peças em Benavente

Natural de Benavente, 33 anos de idade, Pedro Sousa é patrão de si próprio desde que fundou a sua empresa há seis anos. Diz que é bom não ter quem mande nele mas que o custo é elevado pois não pode ir de férias para não ter que fechar. Lamenta que a maioria das pessoas não se importe com o estado do país e que pense que enquanto houver festas, concertos e futebol, está tudo bem.

Benavente ainda mantém a sua identidade, não é um dormitório como localidades vizinhas. Nasci, cresci e continuo a viver e trabalhar em Benavente e pode-se dizer que gosto de tudo o que esta terra tem. Gosto das pessoas, do espírito, das festas da terra, de sair à rua e encontrar velhos amigos. É a terra da minha vida e dos meus sonhos.

A minha paixão de adolescente eram os automóveis e acabei por abrir um negócio ligado a esse meio. Foi na minha adolescência que desenvolvi o gosto por carros, motores e toda a mecânica que os envolve, uma paixão que dura até aos dias de hoje. Nos tempos de criança dizia que queria ser veterinário.

Quando tive oportunidade de trabalhar larguei os estudos, porque queria ganhar dinheiro. Fiz uma pausa nos estudos para fazer o serviço militar e quando regressei à escola, passado pouco tempo, surgiu a oportunidade de ir trabalhar para uma empresa e não pensei duas vezes. Entrei logo para este ramo das peças de automóveis. Acabei por concluir o ensino secundário mais tarde, em período pós laboral, conciliando sempre com o trabalho.

Ser o meu próprio patrão não me deixa tempo para ir de férias. É bom não ter quem mande no meu trabalho, mas é muito complicado para tirar férias, pois implica fechar as portas da Sousa Peças e isso só me iria trazer prejuízo. Por outro lado, seria muito complicado meter aqui alguém só para esse período, pois nos dias de hoje arranjar alguém que perceba do ramo e que não esteja a trabalhar é muito difícil.

A minha motivação para trabalhar é não suportar a ideia de poder chegar ao fim do mês e ter de andar a contar os tostões. Se eu não trabalhar ninguém o faz por mim. Se a loja não estiver de portas abertas não há facturação. Para mim o barco tem de funcionar sempre à mesma velocidade, para que possa chegar a bom porto.

Não quero que os clientes me procurem por ser quem faz mais barato mas por ser o melhor. Este é e será sempre o meu lema. Gosto de trabalhar com as melhores marcas, mas o mais importante hoje em dia é ter exactamente aquilo que o cliente procura e fornecer-lho o mais rapidamente possível.

Portugal é um país que não tem nada para dar aos seus filhos. As pessoas trabalham a vida toda e não têm nada. Só aqueles que têm ligações a alguém poderoso é que singram na vida e têm os pequenos a trabalhar para si. Mas os portugueses pouco se importam, pois enquanto houver festas, concertos e futebol, está tudo bem.

Ou os salários sobem em Portugal ou os portugueses não vão ter dinheiro para acompanhar a evolução no ramo automóvel. A tecnologia avançada neste meio implica peças de manutenção com custos muito elevados. É uma evolução que está para lá daquilo que se ganha em Portugal. Aos poucos o nosso parque automóvel vai ficando desactualizado.

Gosto de juntar o meu grupo de amigos e andar de moto 4 pelos campos. Apesar de não ter muito tempo livre, gosto de aproveitar o que tenho para reunir os amigos e andar de moto 4 ou jogar umas partidas de futebol. A minha esposa também alinha comigo nos passeios de mota pelo campo.

Prefiro que me digam a verdade, por mais que custe, do que me mintam. Detesto mentiras. Também não gosto daquelas pessoas que se gabam muito e depois descobrimos que não fazem nada do que dizem. O meu trabalho já me deu alguma experiência que me permite identificar quem mente e faz “show-off”.

Benavente é a terra da minha vida e dos meus sonhos

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido