uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Reabertura do troço da EN 114 em Santarém à espera de parecer do LNEC

Empresa pública Infraestruturas de Portugal tinha previsto reactivação desse percurso até meados de Outubro, mas o ministro do Planeamento e das Infraestruturas estendeu o horizonte temporal até final deste ano.

A empresa pública Infraestruturas de Portugal tinha previsto para meados de Outubro a reabertura do troço da Estrada Nacional 114 que liga o planalto de Santarém à ponte D. Luís no final de Outubro, mas o ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, veio agora alargar o horizonte temporal, dizendo que esse trajecto deve ser reactivado até final deste ano de 2018. A medida está dependente de um parecer do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) que garanta a segurança da circulação rodoviária na zona.
A estrada, recorde-se, encontra-se encerrada ao trânsito nesse trajecto desde Agosto de 2014 devido a uma derrocada na encosta de Santa Margarida, estando a decorrer obras de consolidação das barreiras adjacentes. A supressão dessa via obriga ao desvio do trânsito pela Ribeira de Santarém que cria alguns transtornos, nomeadamente junto à estação ferroviária.
Segundo o ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, neste momento a intervenção promovida pela Câmara de Santarém naquela encosta encontra-se numa fase de vistorias técnicas e aguarda-se um relatório do LNEC que confirme estarem reunidas as condições para ser retomada a circulação. “Será mais um assunto de grande importância para Santarém que fica resolvido”, admitiu.
No final de Setembro a Infraestruturas de Portugal dizia estar “já a executar alguns trabalhos na EN114, nomeadamente ao nível de ceifas, desmatações e limpezas e de substituição da sinalização vertical de código”. Seguiram-se intervenções de pavimentação e de marcação horizontal em toda a extensão do troço que se encontra encerrado ao tráfego, trabalhos que a IP esperava concluir até “meados” do mês de Outubro, altura em que esperava ter já o parecer do LNEC. O que pelos vistos ainda não sucedeu.
O governante esteve na quarta-feira, 24 de Outubro, em Alcanede, para participar no lançamento da empreitada de beneficiação da EN362 entre Alcanede e Santarém e apresentação da empreitada de beneficiação da Estrada Regional (ER) 361, que liga Alcanede a Alcanena.

Mais Notícias

    A carregar...