uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Autarca de Benavente considera novo aeroporto no Montijo um erro para o país
Carlos Coutinho diz que Montijo não é solução

Autarca de Benavente considera novo aeroporto no Montijo um erro para o país

Carlos Coutinho continua a defender que a solução de futuro passa pelo Campo de Tiro de Alcochete. Benavente ficou num impasse durante décadas à espera de um aeroporto para o Campo de Tiro de Alcochete que nunca se materializou. Presidente da câmara critica lóbi político que obriga a ter o novo aeroporto próximo da capital.

Um erro para o país que não resolve os problemas de mobilidade aérea nacional e que apenas visa dar luz verde a um lóbi político que quer o novo aeroporto de Lisboa próximo da capital. É desta forma que o presidente da Câmara de Benavente, Carlos Coutinho (CDU), olha para a decisão de construir um novo aeroporto no Montijo, depois de décadas na expectativa que a nova infraestrutura aeroportuária alternativa à Portela pudesse ser criada no Campo de Tiro de Alcochete, que tem parte do seu território no concelho de Benavente.
“Não é nenhuma novidade para nós. Sempre nos disseram que a decisão estava tomada em relação ao Montijo. Pessoalmente considero que é mais um erro para o país, porque ele carece de uma infraestrutura aeroportuária de futuro e todos sabemos que o Montijo pode ser uma solução de recurso, que resolve momentaneamente os problemas mas não é uma solução para o futuro”, disse a O MIRANTE à margem da última reunião de câmara.
Carlos Coutinho diz que “o que devia ter acontecido” era o novo aeroporto da capital ter avançado em Alcochete e não no Montijo. “A prazo a solução Alcochete vai acontecer porque o Montijo não vai resolver os problemas de futuro. Ainda há meses tivemos uma grande aeronave que teve de aterrar [de emergência] e teve de ir para Beja porque nem Portela nem Montijo tinham condições para ela aterrar. Isso é exemplo das insuficiências que continuaremos a ter”, nota.
Haja o que houver, o aeroporto no Campo de Tiro de Alcochete está materializado no novo Plano Director Municipal de Benavente, publicado em Diário da República no dia 4 de Janeiro. O autarca espera que um dia venha a ver a luz do dia. “Há este lóbi do aeroporto ter de ficar na cidade de Lisboa e na sua proximidade. Lisboa não quer perder a Portela e encontrará sempre argumentos para ela continuar a existir. Aí está muita coisa explicada. Mas não duvido que o futuro será um aeroporto de grande dimensão e capacidade de resposta para o país e o campo de tiro será a solução”, conclui.
Na terça-feira, 8 de Janeiro, foi assinado entre o Estado e a ANA – Aeroportos de Portugal o acordo de financiamento do novo aeroporto do Montijo, incluindo as alterações no actual aeroporto da Portela. Acordo que foi assinado ainda antes de existir um estudo de impacte ambiental para o projecto. A expectativa é que o novo aeroporto do Montijo esteja operacional em 2022.

Autarca de Benavente considera novo aeroporto no Montijo um erro para o país

Mais Notícias

    A carregar...