uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Ministro da Economia em Santarém na apresentação do projecto de capacitação para PME

Nersant junta-se à AIP e AEP na sensibilização para o mercado de capitais e para outras fontes de financiamento.

Edição de 06.02.2019 | Economia

A Associação empresarial da Região de Santarém (Nersant) acolhe a apresentação do Finance for Growth, programa de informação e capacitação da Associação Industrial Portuguesa (AIP) e da Associação Empresarial de Portugal (AEP). O projecto vai ser apresentado no Santarém Hotel, em Santarém, no dia 7 de Fevereiro, com a presença do Ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira. O Finance for Growth visa sensibilizar as pequenas e médias empresas (PME) para o mercado de capitais e para outras fontes de financiamento.
O Finance for Growth, iniciativa no âmbito do programa Capitalizar, é um programa inovador e abrangente, que se destina a apoiar as empresas mais ambiciosas, dinâmicas e inovadoras, na sua próxima etapa de crescimento e internacionalização. É um programa de informação e capacitação, financiado pelo Compete 2020, com o envolvimento de investidores e financiadores, especialistas de mercado, analistas, auditores, universidades e reguladores.
As empresas que participam no Finance for Growth beneficiam de acesso directo e alargado a um ecossistema líder de especialistas (nacionais e internacionais), investidores, advisors, opinion makers, empreendedores, e empresas com diversos perfis de financiamento. Dispõem ainda de envolvimento com uma comunidade diversificada de investidores, com acesso a financiamento de capital de diversas fontes, mais adequadas ao modelo de negócio da empresa.
Neste programa, as empresas têm a oportunidade de interagir e partilhar experiências com outras empresas, com aspirações de crescimento e desenvolvimento semelhantes, bem como de acesso a conhecimentos técnicos que suportem decisões de negócio e de financiamento mais informadas e eficazes. Participam ainda numa plataforma que elevará o perfil da empresa junto de uma comunidade de stakeholders, suportada por uma extensa campanha de media e por um portal dedicado.
Workshops regionais, sessões de debate, apresentações de testemunhos, sessões de aconselhamento, workshops, e sessões de mentoring, são algumas das ferramentas que serão utilizadas ao longo do programa.
Na apresentação em Santarém, que começa pelas 09h30, intervêm José Eduardo Carvalho, presidente da AIP; Paulo Macedo, presidente da Comissão Executiva da Caixa Geral de Depósitos (CGD); Isabel Ucha, presidente da Euronext Lisboa e Henrique Cruz, presidente da Comissão Executiva da Instituição Financeira de Desenvolvimento (IFD). A apresentação do programa está a cargo de Paulo Caldas, director de Economia, Empreendedorismo, Financiamento e Inovação da AIP.
Na sessão intervém ainda Álvaro Nascimento, docente da Universidade Católica Portuguesa (UCP), com o tema “Da estratégia à comunicação do modelo de negócio”. Há também discussão do tema “Estratégia, Inovação e Financiamento” em torno de uma mesa redonda. Vasco Rodrigues da UCP é o moderador do painel, com Álvaro Nascimento e Rui Lopes, CEO da TrimNW - Moulded Parts and Nonwovens, Lda., empresa com sede em Santarém, como oradores. José Eduardo Carvalho e Pedro Siza Vieira encerram o evento.
De referir que o projecto Finance for Growth é uma iniciativa da AIP e da AEP, com o apoio da CGD (apoio principal), da IFD e Euronext. O projecto é cofinanciado pelo Compete 2020. Estão já abertas as inscrições, gratuitas, para os interessados em participar nesta sessão, que devem ser feitas no portal da Nersant, em www.nersant.pt. Informações adicionais são prestadas junto do Departamento de Associativismo, Marketing e Eventos desta associação, através dos contactos dame@nersant.pt ou 249 839 500.

Mais Notícias

    A carregar...