uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Uma empresária num mundo onde os homens ainda dominam
Maria Amélia Macedo trabalha no ramo automóvel desde os 28 anos

Uma empresária num mundo onde os homens ainda dominam

Maria Amélia Sousa Macedo, 53 anos, é gerente da Autogirar – Sociedade Comercial de Automóveis, Lda., em Santarém, onde trabalha juntamente com o pai, o marido e duas irmãs.

Maria Amélia Macedo, 53 anos, sócia-gerente da Autogirar – Sociedade Comercial de Automóveis, Lda., representante oficial das marcas Nissan e Mitsubishi em Santarém, formou-se na área do turismo, mas, na hora de iniciar a sua vida profissional, acabou por ir trabalhar, juntamente com o seu marido, na empresa fundada pelo pai, Jaime Carvalho, em 1971. Actualmente, com três filhos maiores, o seu dia-a-dia divide-se entre a parte da gestão da empresa e a sua vida familiar.
Nascida e criada em Santarém, Maria Amélia Macedo sempre foi uma jovem sociável e com jeito para as línguas, tendo tirado a licenciatura em Turismo no Instituto Superior Novas Profissões, em Lisboa, e, logo de seguida, fez um curso de Guia Turística na mesma instituição de ensino superior. “Foi nessa altura que o meu pai nos desafiou, a mim e ao meu marido, para irmos trabalhar na sua empresa”, conta a gerente, recordando que, na altura, ainda lhe custou trocar a agitação de Lisboa para voltar às suas raízes, mas rapidamente se habituou de novo a viver em Santarém, onde acabou por ter maior qualidade de vida.
Mais ligada à parte da gestão da empresa, o dia-a-dia de Maria Amélia Macedo é passado em frente ao computador, entre papéis, reuniões e a realizar as tarefas domésticas. “Os meus dias nunca são iguais. Tanto posso estar a tratar de papelada como posso estar em reuniões fora do escritório”, adianta a empresária, acrescentando que os fins-de-semana costumam ser passados em família.

“Não invejo nada nos homens”
Maria Amélia Macedo confessa que a maior dificuldade que sentiu quando entrou no negócio do ramo automóvel foi o facto de este ser, na sua maioria, dominado por homens, sobretudo em funções de chefia. Algo que nunca a intimidou, tendo mesmo acabado por ser convidada para ser presidente da Associação de Concessionários da NISSAN. “Não invejo nada nos homens e gosto mesmo de ser mulher. Considero que homens ou mulheres têm características próprias que não são determinadas pelo sexo. Mas, em 29 anos, muita coisa mudou e penso que estamos no caminho da mudança”, defende.
Para a empresária, Santarém, apesar de ser uma terra linda, muito bem localizada e com muito potencial, encontra-se neste momento completamente ao abandono. “Basta ver o estado em que se encontra o centro histórico: completamente sujo, pouco iluminado e tudo muito pouco cuidado”, lamenta, acreditando que, ainda assim, as coisas estão a inverter-se. “Já se vê mais gente a investir e a recuperar casas em Santarém”. O problema agora, adianta, é sobretudo a falta de desenvolvimento da nossa região. Precisamos de desenvolver todo o nosso distrito e principalmente o concelho de Santarém, de modo a que se consigam criar postos de trabalho e trazer gente jovem para dar vida à nossa cidade”.
A trabalhar no mundo dos automóveis há mais de 25 anos, Maria Amélia Macedo admite que o futuro está nos veículos eléctricos, mas não será para já, como o Governo português deseja. Segundo a empresária, as pessoas ainda não estão preparadas para ter esse tipo de carros e para além disso, existem já outras alternativas que juntam o eléctrico aos motores de combustão. Ainda assim, garante, “não há dúvida que são os melhores a nível ambiental, pois não poluem e temos de pensar seriamente em melhorar o nosso planeta”.

Uma empresária num mundo onde os homens ainda dominam

Mais Notícias

    A carregar...