uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Bombeiros de Abrantes contam com mais de um milhão de euros este ano

Aposta recai sobre equipa de intervenção permanente e projectos Aldeia Segura e Socorro Próximo.

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Abrantes (AHBVA) vai ter este ano uma equipa de intervenção permanente e aposta ainda na dinamização dos projectos Aldeia Segura e Socorro Próximo, na formação operacional, aquisição de equipamentos, fardamento e comunicações ROB e SIRESP. A informação foi dada na última reunião de câmara de Abrantes pelo presidente da associação, João Furtado, durante a apresentação do Orçamento e do Plano de Actividades para 2019.
Segundo o dirigente, a associação conta este ano com um orçamento de 1.094.312 euros. Um valor que considera “relativamente reduzido”, mas que inclui vários investimentos, como em formação operacional (5 mil euros), aquisição de uma ambulância de transporte de doentes não urgente (40 mil euros), fardamento (20 mil euros), kits de almofadas e estabilização de veículos (15 mil euros) e de comunicações ROB e SIRESP (6 mil euros).
Em relação ao Plano de Actividades para 2019, João Furtado adiantou que a associação pretende apostar, na área do combate a incêndios florestais, numa equipa de intervenção permanente, que será financiada pela Câmara de Abrantes e pela autoridade Nacional de Protecção Civil em parte iguais. Essa equipa contará com seis operacionais, apoiados por dois veículos pesados - um florestal com capacidade todo-o-terreno e um tanque - e vai apoiar a operacionalização do projecto Aldeia Segura (a implementar este ano) e desenvolver planos de resposta operacional.
Durante o ano de 2019, a associação quer ainda pôr em prática o projecto Socorro Próximo, colocando nas aldeias mais distantes uma pessoa voluntária, com formação em socorro pré-hospitalar, que possa fazer uma primeira abordagem antes dos meios de socorro chegarem. A nível da formação, a AHBVA vai também apostar na acreditação como entidade formadora em Suporte Básico com Desfibrilhador, Tripulante de Ambulância de Transporte e Tripulante de Ambulância de Socorro.

Mais Notícias

    A carregar...