uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Prémios Personalidade do Ano promovem o reconhecimento público dos melhores de todos nós

Cerimónia pública decorre a 14 de Fevereiro no Teatro Sá da Bandeira em Santarém. Os Prémios Personalidade do Ano, criados em 2005 por O MIRANTE e atribuídos anualmente, são uma oportunidade para dizer publicamente obrigado a pessoas e instituições que através do seu exemplar desempenho nas mais diversas actividades, nos motivam e nos fazem manter a esperança num futuro melhor.

Ana Paula Vitorino tem casa em Almoster e confessa um sentimento de pertença com a localidade

Personalidade do Ano - Política Feminino - Ana Paula Vitorino - Ministra do Mar

A Ministra do Mar do actual Governo, Ana Paula Vitorino, é combativa, resiliente, frontal e exigente, qualidades que concilia com um sentido de humor que por vezes é desconcertante e com uma delicadeza no trato que surpreende quem se habituou a vê-la no centro de duras negociações sobre os mais complicados assuntos. A sua pontualidade mais que britânica, já a fez passar muito tempo dentro do carro oficial, um pouco por todo o país, à espera de quem devia estar à sua espera.
Começou por ser contra o sistema de quotas na política mas hoje é uma defensora daquela imposição e reconhece que sem ela o país demoraria ainda muitos anos até ter a percentagem de mulheres deputadas e governantes que já tem.
Natural de Lourenço Marques, hoje Maputo, Moçambique, de onde veio em criança, diz que não se sente de uma única terra. É do Alentejo porque os seus pais são da Vila do Cano em Sousel. É de Lisboa porque foi onde estudou e onde vive a maior parte da família e dos amigos e tem uma ligação especial ao Porto onde tem amigos e por cujo círculo eleitoral foi eleita deputada mas o seu porto de abrigo é a sua casa em Almoster, Santarém e confessa ter uma relação de pertença com a terra porque é lá que se sente sempre bem.
Enfrentou um cancro quando foi Secretária de Estado dos Transportes e um segundo, bem mais grave, no início do mandato como Ministra. A doença e os tratamentos podem tê-la abalado mas nunca deixou que isso transparecesse. Depois de informar o Primeiro-Ministro, continuou a trabalhar sem faltas nem falhas.

Atletas, treinadores e dirigentes da Correr +

Personalidade do Ano - Desporto Feminino - Associação Escola de Atletismo Correr + do Cartaxo

A Associação Escola de Atletismo Correr + do Cartaxo é a casa de uma centena de atletas que ali recebem formação para lutarem por marcas de destaque em campeonatos distritais e nacionais. Em Setembro, a associação comemora sete anos de existência e tem cerca de oitenta atletas federados, oriundos do Cartaxo e de concelhos vizinhos, que participam numa média de setenta provas por época.
A direcção da escola tem como meta conquistar o apoio de mais patrocinadores para poder melhorar os equipamentos existentes e subsidiar os atletas. Os treinos da Associação Escola de Atletismo Correr + do Cartaxo decorrem no Estádio Municipal do Cartaxo. Na sua lista de sucessos há cento e vinte campeões a nível regional e dois campeões nacionais.

José Andrade nasceu no Vale de Santarém em 1948

Personalidade homenageada a título póstumo - José Andrade - Primeiro Presidente do CNEMA - Santarém

José Joaquim Lima Monteiro de Andrade, engenheiro agrónomo, foi um ribatejano de convicções, defensor da agricultura e do mundo rural. Nascido no Vale de Santarém em 1948, foi em Almeirim que sempre viveu. Foi fundador e primeiro presidente do Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas em Santarém e o responsável pela organização da Feira Nacional de Agricultura no espaço em que ela hoje se realiza.
A nível político foi deputado entre 1976 e 1980 (PSD e Independente), eleito pelo círculo eleitoral de Santarém. Foi também vereador na Câmara Municipal de Santarém. Faleceu no dia 3 de Abril de 2018, com 69 anos de idade. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na altura que José Andrade se destacou “pela cordialidade do trato e pela sua luminosa inteligência”.

Mais Notícias

    A carregar...