uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Dez dias de festa em Porto de Mós para celebrar o S. Pedro

Paulo Gonzo, Carminho, Dealema e Maria Lisboa num mar de actividades. O município de Porto de Mós refere-se às festas de S. Pedro, que este ano decorrem entre 28 de Junho e 7 de Julho, como sendo um arraial popular dedicado à comunidade mas a imensidão e qualidade do programa que apresenta irá forçosamente atrair imensos visitantes.

Referir os grandes concertos programados para as Festas de S. Pedro em Porto de Mós, que decorrem entre 28 de Junho e 7 de Julho, subordinadas ao tema da água, é dizer muito pouco.
É inegável que artistas como Djodje (30 de Junho), Maria Lisboa (3 de Julho), o grupo hip-hop Dealena (5 de Julho), Carminho (6 de Julho) e Paulo Gonzo (7 de Julho) irão atrair milhares de espectadores mas as festas, que o município diz serem “dedicadas sobretudo à comunidade, às suas gentes, usos, costumes e tradições”, são muito mais que isso.
O repleto programa de animação, inclui as Marchas de São Pedro (28 de Junho), o Festival de Folclore que culminará com o Grande Baile Folk (29 de Junho), a Procissão de São Pedro (29 e 30 Junho), os espectáculos equestres, a Feira de Artesanato e de Comércio, a Feira de Divertimentos, o Concurso de Beleza Canino (30 Junho) e outros grandes momentos culturais, desportivos e gastronómicos, não fossem as tasquinhas um dos principais pontos de atracção.
A vertente gastronómica das Festas de São Pedro tem vindo a ter um papel cada vez mais marcante no seu programa, quer pela diversidade, quer pela qualidade das Tasquinhas, asseguradas pelas associações do concelho, que garantem a melhor tradição local à mesa, apresentando, desde os tortulhos de Mira de Aire à Morcela do Alqueidão da Serra. E convém relembrar que Porto de Mós se candidata a uma das 7 Maravilhas Doces de Portugal, com os Pastéis de Mós.
Este ano as Festas acolherão, novamente, o popular programa da TVI “Somos Portugal”, dando-se a conhecer ao país e ao mundo, no dia 30 de Junho, entre as 14h00 e as 20h00, fazendo-se, por isso, estender até ao Parque Almirante Vítor Trigueiros Crespo. Um dos pontos altos do programa será a procissão de São Pedro, que será transmitida em directo.
Para quem não quer perder nenhuma iniciativa é conveniente ter sempre à mão o programa oficial. O encerramento das Festas, após o concerto de Paulo Gonzo, será feito com um espectáculo pirotécnico. Todos os concertos têm entrada gratuita.

Tourada de homenagem aos Bombeiros

No Domingo, 7 de Julho, pelas 18h00, realiza-se em Porto de Mós uma Corrida à Portuguesa de homenagem aos Bombeiros Voluntários locais, com a participação dos cavaleiros, Marco José, Sónia Matias, João Moura Caetano e Paulo Jorge Santos. Serão lidados seis toiros da ganadaria Paulo Caetano.
As pegas estarão a cargo dos Forcados Amadores do Ribatejo, Tertúlia Tauromáquica do Montijo e Aposento o Barrete Verde do Montijo. Em disputa está um troféu para a melhor pega. O espectáculo será abrilhantado pela Banda Recreativa Portomosense. Os bilhetes estão à venda nos Bombeiros e no Secretariado da Feira de S. Pedro.

Mais Notícias

    A carregar...