uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
“As pessoas gostam muito de criticar os políticos mas depois não vão votar”
Andreia Silva é notária em Abrantes depois de ter trabalhado dois anos em Alverca do Ribatejo

“As pessoas gostam muito de criticar os políticos mas depois não vão votar”

Andreia Silva é notária em Abrantes depois de ter trabalhado dois anos em Alverca do Ribatejo. Apesar de ter que fazer quase 300 quilómetros diários entre a sua casa e o local de trabalho, Andreia Silva diz que a experiência está a valer a pena. As pessoas em Abrantes são simpáticas e existe uma maior proximidade. Gostava de ser mãe em breve e um dia sonha andar num balão de ar quente.

Desde muito cedo que quis ser notária. Mesmo quando não sabia ainda muito bem como era exactamente a profissão. Não sei bem como surgiu esta vontade mas lembro-me de comentar com a minha mãe que gostava de ser notária e ela incentivou-me. No ensino secundário ainda fui para a área de Informática mas percebi que o caminho não era por ali. Inscrevi-me em Humanidades e tirei o curso de Direito, que é obrigatório para depois fazer a especialização em notariado.
A família é o mais importante na minha vida. É o meu porto de abrigo. Dou-me bem com toda a família mas tenho uma relação muito próxima com a minha mãe. Ela é a minha melhor amiga. Detesto cozinhar e muitas vezes é a minha mãe que faz o almoço para eu e o meu namorado trazermos para o trabalho. E à noite também faz o jantar. É um apoio muito importante. O meu prato preferido é cozido à portuguesa e bacalhau cozido, mas quando tenho que cozinhar faço o básico. Não faço pratos muito elaborados.
Fui notária durante dois anos em Alverca do Ribatejo. Desde Outubro deste ano que estou em Abrantes. Tem sido muito cansativo, porque são quase 300 quilómetros diários que tenho que fazer, mas o trabalho tem corrido bem. Abrantes é um meio mais pequeno e por isso existe maior proximidade com as pessoas. Gosto da cidade. Muitas vêm ter comigo para me conhecer e acabamos por estabelecer uma boa relação. Estou optimista em relação aos próximos dois anos que vou estar em Abrantes.
Gostava de ser mãe em breve. Vivo com o meu namorado há seis anos e é algo em que temos pensado nos últimos tempos. Gostava de ter mais do que um filho porque fui filha única. Tenho uma irmã, da parte do meu pai, com 14 anos, mas a minha infância foi sem irmãos e nunca gostei muito da sensação. Ter um irmão é ter um companheiro e um amigo para toda a vida.
Adoro ir ao estádio da Luz ver os jogos do Benfica. Costumo ir com o meu namorado e com a minha mãe. Vamos com muita frequência. É uma forma de descomprimir do stress e de estarmos juntos. Vibro muito com o jogo e às vezes também ralho com o árbitro ou com algum jogador, quando joga mal (risos). Quando não posso ir ao estádio não perco o jogo na televisão. Adoro futebol. Nos tempos livres ou fico em casa ou estou com as minhas amigas. Odeio cinema. Adormeço a ver filmes. Adoro passar a ferro mas detesto ter que arrumar a roupa que passei.
Sou pontual mas não me incomoda se alguém se atrasa. Agora, se for sistematicamente não gosto que o façam e aviso. Para me precaver das pessoas que chegam sempre muito atrasadas quando há algum jantar ou algum encontro digo que é para uma hora mais cedo do que o previsto para as pessoas chegarem a horas.
As pessoas gostam muito de criticar os políticos mas depois não vão votar. Sempre votei e nunca votei em branco. Não tenho cor política. Voto nas pessoas que me parecem mais competentes. A culpa do que se passa no país e de algum descontentamento deve-se também ao facto dos portugueses estarem desinteressados da política.
Costumo fazer algumas resoluções de Ano Novo. Tenho objectivos que tento cumprir durante o ano e normalmente consigo cumprir tudo a que me propus. Os desejos que peço na Passagem de Ano são só felicidade e saúde, para mim e para a minha família. Isso é o mais importante. O resto nós corremos atrás e tudo se resolve. Não sou materialista nem muito ambiciosa. Gosto de ir trabalhando e conquistando aos poucos. A experiência ajuda-nos a crescer.
Gostava muito de andar num balão de ar quente. Deve ser uma sensação extraordinária estar lá em cima a sobrevoar devagarinho e a contemplar a paisagem. Imagino que deve ser uma sensação de paz tremenda e, ao mesmo tempo, de adrenalina. Gostava muito de conhecer a Croácia. Pelas imagens que vejo deve ser um país incrível. Também gostava de fazer um cruzeiro. Um dia vou concretizar todos estes desejos.

“As pessoas gostam muito de criticar os políticos mas depois não vão votar”

Mais Notícias

    A carregar...