uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Salomé Rafael despede-se dos sócios depois de três mandatos
Salomé Rafael

Salomé Rafael despede-se dos sócios depois de três mandatos

Nersant aprovou contas de 2019, alterou estatutos e actual presidente da direcção, Salomé Rafael, não se vai recandidatar nas eleições que devem decorrer em breve.

A actual presidente da direcção da Nersant, Salomé Rafael, cumpriu três mandatos como presidente da Associação Empresarial da Região de Santarém substituindo José Eduardo Carvalho, de quem foi vice-presidente. Uma década depois despede-se dos associados numa assembleia-geral realizada a 24 de Junho, para aprovação de contas.
No final da reunião, pediu para usar da palavra para dizer que se sentia feliz por ter dado o seu melhor durante todo este tempo de governo da associação empresarial, admitiu que é preciso saber sair na altura certa, que durante a última década teve que estudar muitos dossiês e que aprendeu muito no desempenho do cargo. Agradeceu por fim aos colaboradores afirmando ainda que sai da presidência da direcção mas não da associação.
Dos quatro pontos da ordem de trabalhos só um deles não teve a ver com o relatório de gestão, a proposta de aplicação de resultados do exercício e fiscalização da associação. Em final de mandato, foi apresentada uma proposta de alteração dos estatutos da Nersant que, no essencial, vai mudar a constituição da próxima direcção que passará a ter três vice-presidentes. Todas as votações foram por unanimidade. Como é habitual nos últimos anos, a assembleia-geral da Nersant teve fraca participação de associados.

Resultados positivos
O total de rendimentos da associação em 2019 ascendeu a 3,16 milhões de euros, uma redução de 10,27% em relação a 2018, justificada com o fim de alguns projectos apoiados pelos fundos comunitários.
Salomé Rafael, presidente da direcção, destacou o reforço associativo com a adesão de mais 91 empresas que se juntaram aos 2.400 associados da NERSANT. Os concelhos de Santarém, Ourém, Rio Maior e Torres Novas foram os que registaram maior crescimento. Nos útimos nove anos a NERSANT duplicou o número de associados.
Quanto ao trabalho da Associação durante o último ano foram visitadas 837 empresas associadas e 133 não associadas. As actividades organizadas pela Nersant movimentaram 12.924 empresas, instituições e activos de empresas associadas. Realizaram-se ainda 95 seminários.
Na área da internacionalização desta que para o encontro internacional de negócios Nersant Business, que em 2019 teve 34 países participantes. A associação continuou a desenvolver o projecto Ribatejo Global, que visa apoiar a internacionalização das empresas e a atracção de investimento. Outro projecto em desenvolvimento é o Ribatejo Business Intelligence destinado à promoção da internacionalização da região de forma inteligente.
Na área do empreendedorismo, a Nersant acompanhou 152 empresas, no âmbito do PAECPE, iniciou 65 acompanhamentos ao longo do ano e apoiou 70 novas candidaturas de criação de empresas. Nas sessões de fomento do empreendedorismo na região contribuiu para a apresentação de 340 novas ideias de negócio, de que resultou a elaboração de 75 planos de negócio e a criação de 70 novas actividades empresariais na região. De salientar ainda o fomento do empreendedorismo junto de crianças e jovens de 33 escolas da região, envolvendo 769 alunos e a apresentação de 51 ideias de negócio.
Na área da qualificação de recursos humanos participaram nas acções da Nersant 2169 formandos. A Nersant realizou acções de formação à medida em 10 áreas de formação distintas, num total de 52 acções, envolvendo 608 formandos de 27 empresas. Foram ainda realizadas 10 acções de formação de formadores, e dois novos projetos de formação-acção – o MOVE PME e o Melhor Turismo 2020. Na formação financiada para ativos foram realizadas 77 ações de formação modular certificada num total de 2750 horas em que participaram 1459 formandos.

Gabinete de Crise Covid-19
Na assembleia-geral foi igualmente destacado o trabalho do Gabinete de Crise criado pela Nersant para ajudar as empresas associadas a fazer face à crise pandémica. O gabinete integra os membros da direcção e a comissão executiva. Domingos Chambel salientou que este foi o primeiro Gabinete de Crise criado por uma associação empresarial numa iniciativa que antecedeu em três semanas os gabinetes criados pela AIP e CIP.

À margem

Meter o bedelho

O presidente da assembleia geral da NERSANT, Francisco Mascarenhas, em representação da Petroibérica, questionou a direcção sobre o saldo de tesouraria que a associação apresentava ne relatório e contas. Diz ele que, pelo relatório, é fácil verificar que o fundo de tesouraria da NERSANT está acima do normal e daquilo que a associação precisa. Pelo meio aconselhou a direcção a gerir melhor o dinheiro. Salomé Rafael respondeu-lhe à letra dizendo que o fundo de tesouraria era o necessário para fazer uma boa gestão na relação com os fornecedores; e não passou daí. Francisco Mascarenhas, depois de meter o bedelho onde não devia, pediu um voto de louvor para a direcção pelo excelente trabalho ao longo do mandato.

Salomé Rafael despede-se dos sócios depois de três mandatos

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido