uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Há quem só pense nos seguros quando os azares batem à porta
Fernando Matias é mediador de seguros na Póvoa de Santa Iria

Há quem só pense nos seguros quando os azares batem à porta

Fernando Matias é sócio-gerente da agência de seguros F.J. Matias, da Póvoa de Santa Iria. Transmontano, trabalhou numa oficina automóvel, foi GNR e depois enveredou pela área dos seguros. É uma pessoa de sorriso fácil que gosta de levar a vida com disciplina, honestidade e respeito à família. Gosta de viver no Forte da Casa e nunca deixa nenhum cliente sem resposta.

Fernando Matias é sócio-gerente da agência de seguros F.J. Matias, da Póvoa de Santa Iria. Transmontano, trabalhou numa oficina automóvel, foi GNR e depois enveredou pela área dos seguros. É uma pessoa de sorriso fácil que gosta de levar a vida com disciplina, honestidade e respeito à família. Gosta de viver no Forte da Casa e nunca deixa nenhum cliente sem resposta.

Os seguros são a melhor aposta contra os imprevistos, mas ainda há muita gente que só se lembra deles quando os azares batem à porta e já é tarde demais para ver salvaguardado o património e, muitas vezes, a própria saúde. A opinião é de Fernando Matias, 64 anos, sócio-gerente da agência de seguros F.J. Matias, da Póvoa de Santa Iria. É um rosto conhecido daquela cidade e do Forte da Casa, vila onde reside, e é um apaixonado pela sua profissão.
“É muito importante ter um bom seguro. A pessoa deve sentir confiança no seu mediador e para este também é muito motivador saber que tem quem confie em si. O mediador deve sempre corresponder em pleno às expectativas dos seus clientes”, explica a O MIRANTE. Ter um bom seguro, refere, faz a diferença entre ter uma vida tranquila em caso de imprevistos ou ficar em muito maus lençóis quando o azar acontece.
Fernando nasceu em Vinhas, uma aldeia de Bragança onde viviam pouco mais de meio milhar de pessoas. Em jovem foi forçado a sair de Trás-os-Montes para se aventurar no mundo do trabalho e foi, num primeiro momento, para Angola. O seu primeiro emprego foi numa empresa de automóveis aos 16 anos. Quando se deu o 25 de Abril regressou a Portugal e acabou por ingressar no serviço militar. Casou com uma rapariga da sua aldeia e radicou-se no Forte da Casa, terra onde diz gostar de viver.
“Na década de 80 o Forte da Casa era mais um bairro que uma freguesia e acabei por comprar lá casa. Gosto de viver no Forte mas de vez em quando ainda vou à minha terra matar saudades. De Coimbra para cima é outro reino”, conta com um sorriso. Serviu o Exército na unidade de artilharia de costa e candidatou-se, depois, à Guarda Nacional Republicana. Entrou no secretariado daquela força onde era sargento e estava encarregue do processamento dos vencimentos. “O problema é que sou um lobo da montanha, queria ter o meu próprio emprego e não era bem aquilo que queria continuar a fazer. A dada altura pedi licença e vim ajudar a minha mulher no ramo dos seguros e foi assim que tudo começou”, recorda.
Cedo percebeu que era mais feliz a trabalhar por sua conta no ramo segurador do que na GNR e por isso abraçou o desafio. Começou a trabalhar primeiro em casa, com uma carteira de clientes, e em 2004 abriu a agência que ainda hoje tem, na Rua Alberto Sanches Castro. É mediador Allianz e Ageas e trata de todas as questões relacionadas com apólices, prestação de informação, assistência, ligação com a companhia e celebração e aconselhamento de novos contratos de seguro nos ramos automóvel, saúde, vida, multirriscos e até acidentes de trabalho.
“O principal aliciante deste trabalho é a independência. Trabalho mais agora que sou patrão do que quando era empregado. Mas adoro atender pessoas e interagir com elas”, conta. A honestidade e o profissionalismo são para Fernando Matias os valores profissionais fundamentais. “A pessoa não pode andar a inventar e a enganar os clientes. Temos de ser claros, objectivos e verdadeiros. Quando se promete alguma coisa ou um prazo devemos cumpri-lo. Nunca podemos falhar”, garante o empresário, que não gosta de deixar nenhum cliente sem resposta. Fernando diz que parar é morrer e que por isso cada dia é um novo desafio que tem na vida. “Um bom mediador de seguros faz a diferença nos momentos que contam”, avisa. O responsável considera que a ideia que a comunidade tem do mercado segurador está a mudar e que muita gente já não olha para os seguros como uma obrigação mas antes uma necessidade.
“O cliente não tem sempre razão, mas partimos do princípio que sim quando o atendemos. Tentamos sempre que todas as situações tenham o melhor desfecho”, nota. Enquanto puder Fernando vê-se nessa profissão, que lhe permite estar activo e a desafiar-se a si próprio diariamente. Quando era pequeno sonhava ser professor mas sempre ambicionou uma profissão onde pudesse ser independente, ou ligado à biologia e investigação.
Um dos seus passatempos favoritos é correr e desde os 50 anos continua a correr maratonas. “Já fiz 16 maratonas de 42 quilómetros, quatro delas em Portugal, não era brincadeira. Gosto muito de correr”, conta.

Há quem só pense nos seguros quando os azares batem à porta

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido