uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
“O cliente informado procura cada vez mais alternativas saudáveis ao nível da nutrição”
De acordo com a proprietária, Ana Catarina Brás, a Camomila tem vindo a consolidar o seu percurso, desde que abriu portas em Maio de 2019

“O cliente informado procura cada vez mais alternativas saudáveis ao nível da nutrição”

Ana Catarina Brás abriu a Camomila, onde vende produtos biológicos e naturais. A loja localizada em Santarém teve que se adaptar ao contexto de pandemia e a empresária não vê a hora de poder voltar a receber os clientes sem restrições.

Ana Catarina Brás nunca pensou que o seu primeiro trabalho, em part-time, numa loja de dietética e produtos naturais no extinto Vila Franca Centro, em Vila Franca de Xira, fosse o primeiro passo para uma carreira profissional ligada a essa área. Tinha 21 anos e conciliava a actividade com o trabalho num laboratório de homeopatia, sediado em Cascais. Anos mais tarde mudou-se para Santarém e foi trabalhar num loja de dietética e produtos naturais, onde ficou cerca de duas décadas.
Natural do Couço, concelho de Coruche, recorda a sua infância feliz numa aldeia com poucos recursos mas uma grande qualidade de vida. “Ainda hoje me recordo de ter tido aulas através da telescola que, curiosamente, quase 40 anos depois de se tornou um tema tão actual”, conta a O MIRANTE. Assim que terminou o curso técnico profissional de Agricultura, na Escola Secundária de Coruche, começou a trabalhar. A vida levou-a para a área da dietética e produtos naturais.
Depois de mais de duas décadas a trabalhar nesta área decidiu arriscar e avançar com o seu próprio projecto. “Sempre quis algo que fosse dinâmico, inovador e que fosse ao encontro das necessidades do cliente. É o que tenho feito”, refere. A loja Camomila, situada junto ao Campo dos Leões, em Santarém, abriu em Maio de 2019. Antes da pandemia, Ana Catarina Brás, 46 anos, fazia questão de mimar os seu clientes, visitantes e amigos recebendo-os com um convite para tomarem um chá de camomila, quente ou frio consoante a estação do ano. O que mais gosta de fazer é atender os clientes e dar-lhes atenção. A empresária garante que vai retomar esse hábito assim que a pandemia provocada pela Covid-19 o permitir.
A loja teve que se adaptar à pandemia, que impôs limitações no acesso, por isso a Camomila criou um novo site (www.camomila.pt) e o Cartão Camomila que pode ser subscrito online e que confere várias vantagens na aquisição de produtos. Segundo a empresária, na Camomila o cliente encontra os melhores suplementos alimentares ao melhor preço, quer pretenda reforçar as suas defesas, perder peso, controlar os níveis de colesterol ou compensar a falta de algum nutriente.
Actualmente, os produtos mais procurados são suplementos alimentares para reforço da imunidade. A Camomila, além de ser um espaço de dietética e produtos alimentares, também vende produtos biológicos e venda a granel. “Aqui pode encontrar os melhores suplementos alimentares, uma enorme variedade de alimentação biológica adequada a pessoas vegans, vegetarianos e a pessoas com intolerâncias e alergias alimentares”, sublinha Ana Catarina Brás.
Também dispõem de uma grande oferta de produtos biológicos a granel, assim como especiarias, frutos secos, desidratados, chás, cereais, bolos e bolachas, o que permite comprar apenas a quantidade necessária, evitando o desperdício. Além disso, também vende uma grande variedade de cosmética natural e detergentes ecológicos a granel.

Valorizar
os produtos naturais
A empresária considera que existe cada vez mais compreensão e consciencialização dos consumidores para a necessidade de produtos mais orgânicos, biológicos e que, simultaneamente, preservem o ambiente e a biodiversidade. “O cliente informado procura cada vez mais alternativas saudáveis ao nível da nutrição, terapias alternativas e procura em geral um bem-estar natural”, explica.
Ana Brás valoriza os produtos naturais porque acredita na sua qualidade e faz questão de apoiar os pequenos produtores “que se dedicam de alma e coração àquilo que fazem”, sublinha. A cosmética natural é outra aposta, desde os BB cream às máscaras de pestanas, passando pelos óleos essenciais e champôs sólidos com ingredientes naturais, vegan e cruelty-free.
A Camomila possui também um Oleão, onde o cliente pode deixar os seus óleos alimentares usados. Estes são reciclados e transformados em nova matéria para o seu novo detergente ecológico. Ana Brás explica que a Camomila tem vindo a consolidar o seu percurso desde que abriu portas. “Tal como os restantes negócios tivemos que nos adaptar às novas exigências que a pandemia nos trouxe, sempre com extremo cuidado para com os clientes e cumprindo as regras de saúde”, realça.

“O cliente informado procura cada vez mais alternativas saudáveis ao nível da nutrição”

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido