uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
É fundamental levar o trabalho com paixão e espírito de missão
Cláudia Beleza é administrativa no escritório de advogados de Raquel Caniço, no centro de Vila Franca de Xira

É fundamental levar o trabalho com paixão e espírito de missão

Cláudia Beleza é uma vilafranquense apaixonada pela sua terra, pela dança e pela profissão de administrativa que exerce no escritório da advogada Raquel Caniço. Diz que é fundamental manter a paixão pelo que se faz e saber desafiar-se todos os dias.

Ter integridade e valores elevados, juntamente com uma grande paixão pelo que se faz é a receita fundamental para ter sucesso no trabalho, diz Cláudia Beleza, administrativa no escritório da advogada Raquel Caniço, de Vila Franca de Xira.

“Temos de gostar do que fazemos, vestir a camisola e entregar-nos completamente ao trabalho para ele fluir com a normalidade que é exigida”, diz Cláudia, que não abdica de um sentimento de grande integridade e sigilo profissional.

Nasceu há 45 anos em Vila Franca de Xira numa história que chegou a ser publicada nos jornais da cidade na altura. Tudo porque o pai, o forcado Filipe Beleza, foi colhido numa corrida na Palha Blanco e enviado para o hospital enquanto a mulher, grávida de Cláudia, assistia à corrida e com isso sentiu-se mal para também ter de ir de ambulância para o hospital. No dia seguinte os dois estavam internados e Cláudia nasceu. “Foi uma história invulgar que ainda hoje recordamos. O meu pai ainda guarda os jornais desse dia, que davam conta do forcado colhido com gravidade que acabou por ser pai nesse dia”, recorda a O MIRANTE.

Cláudia confessa-se uma apaixonada pela cidade e pelos tempos em que esta vibrava com vida nocturna. “Eram outros tempos, na minha juventude, toda a gente vivia aqui com tranquilidade e sem medos. Os nossos pais deixavam-nos sair sem receios. Hoje saímos à rua e não conhecemos muitas das caras que vemos. É como ir à baixa de Lisboa”, lamenta.

A união das famílias e o sentimento de ajuda e proximidade é um dos valores que mais gosta em Vila Franca de Xira. “Antigamente não tínhamos a zona ribeirinha arranjada e tínhamos quase sempre cheias no centro. Lembro-me da malta da canoagem andar de caiaque ao pé da estação”, recorda.

O seu primeiro emprego foi como administrativa na Segurança Social de Vila Franca de Xira. Depois mudou-se para a delegação da Ordem dos Advogados da cidade, onde esteve 14 anos perseguindo o sonho de infância de ser advogada. Ainda pensou estudar solicitadoria mas a falta de tempo impediu essa concretização. Abraçou uma outra paixão que ainda hoje tem: a dança. Despediu-se da ordem e fundou a academia Dance Life Academy, que ganhou uma grande dimensão a nível nacional.

Mais tarde abandonou o projecto e aos 41 anos voltou ao mercado de trabalho. “Não foi difícil procurar trabalho. Quando queremos trabalhar os empregos aparecem. Temos é de saber querer as coisas. É essa força que deve prevalecer em nós. O sucesso está em nós e na forma como somos e vivemos o dia-a-dia. Temos de almejar o sucesso, seja profissionalmente ou pessoalmente. Acima de tudo temos de gostar de nós próprios”, refere. Cláudia já conhecia Raquel Caniço e quando recorreu aos seus serviços para um divórcio acabou por surgir o convite para trabalhar no escritório, onde faz atendimento ao público, trata do expediente e da correspondência. É um trabalho que nunca pára e onde diz gostar de estar.

“Gosto de desafios permanentes e estou sempre a colocar-me à prova. Por incrível que pareça todos os dias faço aqui uma coisa nova. Gosto de estar sempre ocupada e não ter tempo livre. Ainda hoje sou assim. Quando não tenho nada que fazer invento”, confessa. Diz que o segredo para o sucesso profissional é gostar do que se faz e saber vestir a camisola. “Venho sempre trabalhar feliz. Levamos o nosso trabalho com espírito de missão e estou sempre a querer aprender mais”, conta. Acima de tudo, conclui, a vida é uma dança onde é preciso saber nunca perder o ritmo e deixar de bailar.

É fundamental levar o trabalho com paixão e espírito de missão

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido