uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
“A vida não é só estudar; as crianças também têm que brincar”
Ana Madeira é professora e abriu o Centro de Actividades e Tempos Livres "O Aprendiz", em Santarém, em Novembro de 2019

“A vida não é só estudar; as crianças também têm que brincar”

Ana Madeira sempre quis ser professora e cumpriu o seu sonho. Em Novembro de 2019 abriu, em conjunto com o marido, o Centro de Actividades e Tempos Livres “O Aprendiz”, em Santarém. Têm ATL para crianças dos seis aos 12 anos e dão explicações individuais a alunos até ao 12º ano. Funcionaram online durante os dois confinamentos e a professora admite que correu bem mas não há nada como a presença física.

Desde criança que Ana Madeira queria ser professora. Apesar da avó ter sido professora primária garante que não houve influências familiares. Ana Madeira até começou por seguir os conselhos da sua mãe que a alertou para escolher uma profissão com maior saída profissional. Por isso, frequentou o curso de Sociologia do Trabalho mas depressa percebeu que era uma área que não a realizava e foi em busca do seu sonho.

Licenciou-se em Línguas e Literatura Moderna e é professora de Português e Inglês no 3º Ciclo e Secundário. Quando terminou o curso começou por trabalhar em AEC (Actividades Extra Curriculares), seguiu-se um colégio no Cartaxo e deu aulas no Colégio Infante Santo, em Tremês, concelho de Santarém, cidade onde vive desde os sete anos.

Depois do nascimento do seu filho mais velho ficou desempregada e teve que arregaçar as mangas. Concorria todos os anos mas ou ficava colocada longe de casa ou o número de horas não compensava o parco ordenado. Encontrou emprego num banco em Lisboa e tinha que se levantar às cinco e meia da manhã para ir para o trabalho. Ficou por lá durante sete anos. “Apesar de ganhar bem era muito cansativo levantar-me tão cedo e regressar só ao final do dia. Não estava feliz e sentia que não estava a acompanhar o crescimento do meu filho adequadamente e demiti-me”, explica a O MIRANTE.

Foi quando o marido também ficou desempregado que decidiram criar “O Aprendiz”, um Centro de Actividades e Tempos Livres, em Santarém, que começou a funcionar em Novembro de 2019. Um mês antes, Ana Madeira ficou colocada, com horário a tempo inteiro, na Escola Secundária Sá da Bandeira, em Santarém.

O Centro de Actividades e Tempos Livres tem cerca de meia centena de crianças e jovens desde os 6 aos 17 anos. O ATL (Ateliê de Tempos Livres) funciona dos seis aos 12 anos. Os motoristas de O Aprendiz vão buscar os alunos à escola. Nas instalações do centro, que dispõe de duas salas, uma de estudo, outra de actividades, casas-de-banho e cozinha, é onde os alunos fazem os trabalhos de casa. Quando os testes de avaliação da escola se aproximam preparam fichas de trabalho e acompanham os alunos o mais próximo possível orientando o estudo para o sucesso de cada um.

Presença física garante alunos mais concentrados

Ana Madeira conta que têm casos de alunos que não tinham grandes notas e que se tornaram alunos de “Muito Bom”. A professora explica a razão. “Há crianças com mais maturidade aos seis anos do que outras. São crianças e querem brincar. Nem todos adquirem a mesma maturidade ao mesmo tempo e é algo perfeitamente normal. Por vezes esquecemo-nos que são crianças e têm que brincar, a vida não é só estudar”, sublinha, acrescentando que a sexta-feira é o dia livre e só há trabalhos de casa nesse dia quando os pais insistem.

Dão explicações individuais aos alunos mais velhos de todas as disciplinas. O Aprendiz funciona de segunda a sexta-feira até às 19h00. O que deixa Ana Madeira mais orgulhosa é a proximidade com os alunos e também com os pais. “Quando os pais vêm buscar os filhos e eles não querem ir para casa é o melhor sinal de que estamos a fazer bem o nosso trabalho”, realça.

O Aprendiz começou a funcionar cerca de três meses antes da pandemia. Passaram a trabalhar online e correu tudo bem mas Ana Madeira garante que não há como a presença física para ter os alunos mais concentrados. A professora e empresária agradece aos pais pela confiança depositada na sua equipa.

“A vida não é só estudar; as crianças também têm que brincar”

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido