“Investir em inovação traz sempre riscos mas o maior risco é não inovar”
A confiança, o respeito, a lealdade e a autenticidade são valores fundamentais para a cultura da RibatelConnect.
Sempre fui uma pessoa positiva e determinada em obter bons resultados. No entanto, a gestão de uma empresa envolve alguma complexidade que leva a ter uma atitude dinâmica e proactiva. Diariamente sou confrontado com diversos desafios que obrigam à tomada de decisões rápidas e objectivas, esta capacidade foi melhorando ao longo deste percurso.
Uma vez um professor, numa aula, abordou a seguinte reflexão: “Hoje, dei o meu melhor para aprender algo novo”. Desde aí que essa reflexão tem sido uma fonte de motivação, seja a nível pessoal ou profissional. É fundamental encontrar um equilíbrio e continuar em frente ambicionando ser sempre melhor no que somos e no que fazemos até alcançar o sucesso.
O meu percurso profissional foi acontecendo de forma natural à medida que surgiram as oportunidades. Nos últimos anos fui CEO ou membro executivo em diferentes empresas sendo responsável pela gestão de negócios, finanças e comunicação. Actualmente sou administrador da RibatelVentures (parceiro oficial Vodafone), da Teletrade Ventures (parceiro oficial da Altice), da Menon (especialistas em contact center e soluções de atendimento ao cliente) e da ConnectHub Investimentos (imobiliário).
Também foram determinantes para o meu percurso todas as pessoas com que me fui cruzando ao longo tempo, as quais contribuíram para o meu processo de enriquecimento e crescimento tanto a nível pessoal como profissional, algumas delas ainda mantenho uma grande relação profissional e acima de tudo de amizade.
A formação académica é muito importante e determinante para o sucesso profissional. Sempre que posso tento enriquecer os meus conhecimentos. Sempre fui um apaixonado pela tecnologia, o que me levou a licenciar-me em Informática de Gestão e tenho a certeza que foi fundamental para o meu percurso.
Quando escolho pessoas para trabalharem comigo a experiência é valorizada mas não é o principal. A confiança, o respeito, a lealdade e a autenticidade são valores fundamentais para a cultura da nossa empresa. Todos os colaboradores são meus braços-direitos, cada um com a sua função, existindo sempre um espírito de equipa que contribui para o sucesso de todos.
Um dos nossos maiores constrangimentos actuais é a conjuntura económica. O nosso grande desafio passa por mostrar aos nossos clientes que o investimento em inovação traz sempre riscos e benefícios associados, mas o maior risco é não inovar. É uma mensagem complexa de passar porque a economia está a passar por uma fase de recuperação e muitas empresas estão sufocadas e apenas a tentarem sobreviver.
Apesar da nossa sede ser em Santarém, de onde sou natural, temos escritórios também em Lisboa, Sintra e na margem sul e temos uma rede comercial que abrange toda a zona centro do país. Recentemente mudamos as nossas instalações em Santarém para a Rua Pedro de Santarém. Gostamos de encarar esta mudança como um factor de crescimento e boas prospecções para o futuro, para continuarmos a fazer mais e melhor e a proporcionar aos nossos clientes um acompanhamento de referência.
O apoio da família é muito importante e eu tenho essa sorte. Toda a minha família apoia-me bastante mesmo quando as coisas correm menos bem. Já tive alguns negócios no passado que correram menos bem e tive o apoio total da família. Agradeço-lhes por isso. Tenho a certeza que uma relação familiar saudável favorece o sucesso profissional.
O associativismo empresarial é fundamental. Pode funcionar como ferramenta estratégica para o crescimento das empresas e pode representar uma forma de obter melhores resultados e sucesso das organizações, mas é preciso perceber as mais-valias do associativismo. É urgente que as associações e os empresários mudem o “chip” e ajudem a criar uma forte capacidade de competitividade das empresas.