Hospitais do Médio Tejo abrem laboratórios à população para realização de testes
Os testes podem ser solicitados por qualquer cidadão e para quaisquer fins desde 6 de Dezembro.
O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) anunciou a abertura dos seus Serviços de Patologia Clínica à população, e a possibilidade, mediante marcação, da realização de testes à Covid-19 nas unidades hospitalares de Abrantes, Tomar e Torres Novas.
“Os testes podem ser solicitados por qualquer cidadão e para quaisquer fins, independentemente de o motivo estar ou não relacionado com a visita ou acompanhamento de doentes internados no CHMT”, refere a instituição hospitalar em comunicado, podendo os mesmos ser agendados “desde 6 de Dezembro”.
Segundo afirma o CHMT, “trata-se de uma inovadora iniciativa a nível nacional, que tem como objectivo contribuir para o esforço de testagem nacional, com vista ao controlo da pandemia, oferecendo à comunidade e aos utentes servidos pelos três hospitais do CHMT uma resposta de proximidade e qualidade, dentro da esfera do Serviço Nacional de Saúde”.
Os testes realizam-se de segunda a sexta-feira, a partir das 11h00, em qualquer unidade (Abrantes, Tomar ou Torres Novas), e aos sábados, a partir das 13h00, na unidade de Tomar, sendo o resultado do teste comunicado ao utente “até final do dia da realização do mesmo”.
Para a realização de testes de Covid-19 nos hospitais do CHMT, cujos preços oscilam entre os 20 euros (teste de antigénio) e os 45 euros (teste PCR), os utentes deverão efectuar a marcação do teste para o número de telefone central de cada uma das Unidades solicitando encaminhamento da chamada para o Laboratório de Patologia Clínica.
Em alternativa, o pedido poderá ser remetido de forma electrónica para o mail SPC_marcacao_Covid@chmt.min-saude.pt e, no pedido, o utente deverá referir em que unidade hospitalar do CHMT pretende realizar o teste.