Cluster de produção de hidrogénio verde em Tomar continua em cima da mesa
Vereador Tiago Carrão (PSD) quis saber o ponto de situação do cluster de hidrogénio verde em Tomar. Presidente da câmara explicou que a candidatura só abrangia determinadas tipologias de empresas e aguarda uma fase de candidaturas mais abrangentes.
O cluster de produção de hidrogénio, anunciado em Setembro do ano passado pelo executivo municipal de Tomar e que tem como objectivo alavancar o desenvolvimento sustentável no concelho, ainda não se concretizou e, até à data, não há previsões de quando pode vir a acontecer. O vereador Tiago Carrão (PSD) recordou, na última sessão camarária, que no anúncio foi dito que Tomar se preparava para receber fundos comunitários para financiar a criação de um cluster de produção de hidrogénio verde, especialmente vocacionado para a indústria da mobilidade. O autarca quis saber o estado em que o processo se encontra e se o cluster se mantém na agenda do actual presidente da câmara, Hugo Cristóvão (PS).
Na resposta, o presidente do município sublinhou a importância de aproveitar as novas energias, como o lítio e o hidrogénio. Adiantou que o que estava, e “ainda está em cima da mesa”, é que por via do fundo de transição justa a região pudesse ter acesso a financiamento para empresas que quisessem trabalhar com o hidrogénio, tendo em conta o fim da produção de energia à base de carvão na Central do Pego. A candidatura que existiu só abrangia uma certa tipologia de empresas não havendo empresas no território de Tomar a concorrer, esclareceu. A expectativa de Hugo Cristóvão é que haja uma nova fase de candidaturas mais abrangente para que outras empresas possam também concorrer.