Sociedade | 29-04-2017 10:04

Paixão pelas 'Vespas' já dura há mais de meio século

Paixão pelas 'Vespas' já dura há mais de meio século

Aos 93 anos, Manuel Perpétua Coutinho, de Alpiarça, é provavelmente o vespista mais antigo de Portugal.

A 'Vespa' azul escura, bem estimada, está estacionada junto à porta da sede do Clube Desportivo “Os Águias” de Alpiarça. Lá dentro, Manuel Perpétua Coutinho, 93 anos, aguarda a jornalista de O MIRANTE sentado num dos sofás da entrada. Manuel Coutinho, mais conhecido por Manuel Miguel, é o vespista mais antigo de Portugal e é membro do motoclube “VespÁguias”.

Comprou a sua mota há 54 anos e a relação durou até hoje. O seu sonho era comprar uma Vespa e aos 40 anos, depois de juntar o dinheiro necessário (14.500 escudos, hoje cerca de 73 euros), concretizou o seu sonho de ter um exemplar desse modelo italiano. “Naquela altura era muito dinheiro. Juntei o dinheiro de umas searas que fiz e nesse Verão o trabalho correu bem e consegui o dinheiro necessário”, recorda.

Aos 93 anos continua a percorrer o país em passeios de Vespa com o seu motoclube, o VespÁguias, de Alpiarça. O último passeio foi até Arganil [distrito de Coimbra], onde os mais novos quiseram tirar fotografias com o vespista mais idoso no activo. “Parecia que era alguém famoso. Mais de 30 pessoas a quererem tirar fotografias comigo”, confessa com um sorriso. O próximo encontro vespista vai ser este domingo, 30 de Abril, na sua terra natal e Manuel Miguel não vai falhar.

* Entrevista completa na edição semanal de O MIRANTE.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo