Sociedade | 22-07-2017 14:44

AUSTRA recorre ao tribunal para obrigar ex-administrador a devolver um milhão de euros

Antigo dirigentes da Associação de Utilizadores do Sistema de Tratamento de Águas Residuais de Alcanena assumiu desvio de dinheiro perante a justiça.

A Associação de Utilizadores do Sistema de Tratamento de Águas Residuais de Alcanena (AUSTRA) vai interpor uma acção judicial para obrigar um antigo administrador, Fernando Fernandes, a devolver 1,1 milhões de euros que reconheceu ao tribunal ter desviado.

Joaquim Inácio, presidente do conselho de administração da AUSTRA, disse que, na reunião realizada no dia 21 de Julho, foi analisada a decisão do Tribunal de Santarém, transitada recentemente em julgado, que condenou o antigo presidente Fernando Fernandes ao pagamento de 1.113.140 euros, valor de que se apropriou e de cujo desaparecimento assumiu perante o tribunal ser o único responsável.

Com a assumpção da culpa por parte de Fernando Fernandes, a AUSTRA desistiu da queixa contra os outros réus no processo movido em 2012, entre os quais se encontrava o antigo presidente da Câmara Municipal de Alcanena Luís Azevedo, que integrava por inerência o conselho de administração da associação à época, e o técnico (TOC) e o revisor oficial de contas (ROC), disse.

A situação foi detectada em Maio de 2012, na sequência da denúncia apresentada por um administrador dando conta do desaparecimento de cerca de um milhão de euros de contas bancárias da AUSTRA que supostamente teriam ido para aplicações financeiras.

Joaquim Inácio disse que a única forma que a associação tem para reaver o dinheiro é colocar outra acção para que a sentença, datada de 26 de Abril, seja executada.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo