Sociedade | 21-09-2017 09:26

“Só queremos mais dignidade no nosso trabalho”

“Só queremos mais dignidade no nosso trabalho”

Enfermeiros reclamam contra a elevada carga horária, a sobrecarga de serviço e a introdução da categoria de especialista na carreira, com respectivo aumento salarial.

Cerca de duas centenas de pessoas juntaram-se em frente ao Hospital Distrital de Santarém numa vigília organizada pelos enfermeiros, naquele que foi o terceiro dia de greve desses profissionais. Entre as reivindicações está a criação da carreira de especialista, equidade na carga horária entre todos os profissionais e a falta de enfermeiros nos serviços.

“Só queremos mais dignidade no nosso trabalho”, admite Liane Lúcio, de 32 anos, enfermeira de Saúde Materna e Obstetrícia há dois anos no Hospital de Santarém, confirmando que os serviços de maternidade sentem bastante a falta de recursos humanos naquela unidade. Apesar disso, diz, “aqui nunca houve falta de cuidados mínimos, também porque nós fazemos das tripas coração para que os nossos utentes tenham toda a qualidade de cuidados que merecem”.

Uma situação que obriga a que ela e os seus colegas, muitas vezes, não tenham tempo para almoçar ou que andem numa roda-viva ao longo de todo o turno. “Primeiro estão eles”, confessa a profissional residente em Rio Maior.

“É uma situação grave o que se está a passar”, afirma Maria Teresa Figueiredo, 51 anos, enfermeira no serviço de Oncologia do Hospital de Santarém, enquanto coloca a sua vela no chão junto à entrada do estabelecimento de saúde. “Eu nem sei como tem sido possível manter os doentes tão bem cuidados porque as pessoas neste momento estão cansadas”, confessa a profissional com 29 anos de experiência, não entendendo por que razão a classe tem sido esquecida e desvalorizada todos estes anos. “Nós somos quem cuida dos doentes, por que é que ninguém cuida de nós?”, questiona.

A mesma opinião é partilhada por Sara Nascimento, 30 anos, e Rita Pimentel, 45 anos. Para as enfermeiras de Saúde Materna e Obstetrícia no Hospital de Santarém, o problema é que “cada vez mais tem aumentado o número de utentes, contrariamente ao número de enfermeiros que é cada vez menor”.

* Reportagem completa na edição semanal de O MIRANTE.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo