Sociedade | 06-10-2017 20:16

Sargento de Alpiarça que recebeu louvor caricato foi despachado

Sargento de Alpiarça que recebeu louvor caricato foi despachado
Sargento Sérgio Malacão

Esta quinta-feira o sargento Sérgio Malacão foi impedido pelos superiores de se ausentar do posto para receber o louvor e acabou por o fazer nas instalações da GNR

O sargento Sérgio Malacão, que na quinta-feira, 5 de Outubro, recebeu o caricato louvor da oposição na Câmara de Alpiarça, à revelia do presidente da autarquia, foi tirado do comando do posto da vila. O até agora comandante, impedido pelos superiores de se ausentar do posto para receber o insólito louvor, recebeu ordens para se apresentar no comando territorial de Santarém na segunda-feira. O posto de Alpiarça vai ser comandado pelo sargento que estava no posto da Chamusca, Ricardo Ramos.

Recorde-se que os vereadores da oposição na Câmara de Alpiarça, Francisco Cunha (PSD/MPT) e Pedro Gaspar (PS) decidiram entregar no posto um louvor, recebido pelo comandante Sérgio Malacão, que não pôde por o pé na rua. O louvor não foi aprovado pela câmara e a cerimónia acabou por resumir-se à entrega de um papel. Ao longo do actual mandato que agora termina, a coligação PSD/MPT apresentou por várias vezes uma proposta de louvor ao trabalho do GNR do concelho mas a maioria CDU (coligação PCP/PEV) na câmara e na assembleia municipal recusou sempre distinguir a Guarda.

No início deste ano, o sargento Malacão foi acusado pelo Ministério Público de sete crimes, entre os quais corrupção passiva, falsificação e abuso de poder. A acusação diz respeito ao período em que o militar estava a comandar o posto de Coruche, entre 2010 e 2012, sendo-lhe imputada a prática, além destes crimes, de denúncia caluniosa, denegação de justiça, coacção e prevaricação.

Francisco Cunha explicou a O MIRANTE que avançaram com esta distinção por considerarem justa a homenagem “pelo seu trabalho há vários anos a defender a população de Alpiarça. Decidimos fazê-lo depois das eleições autárquicas para não nos acusarem de aproveitamento político. Ainda somos vereadores por isso representamos a população”, referiu.

“O sargento agradeceu e disse que vão continuar a trabalhar como até aqui. Foi uma homenagem muito singela, quisemos agradecer o trabalho de todos os militares”, disse Francisco Cunha. Na iniciativa também marcaram presença os candidatos à presidência da câmara municipal, Sónia Sanfona (PS), que foi eleita vereadora na oposição para o próximo mandato, e Paulo Sardinheiro (PSD/CDS).

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo