Sociedade | 17-11-2017 14:40

Santarém assinala o Dia da Floresta Autóctone

Santarém assinala o Dia da Floresta Autóctone
AMBIENTE

Vão ser entregues 650 árvores a famílias escalabitanas, que se candidataram à iniciativa “Plante as Raízes do Futuro. Plante um Sumidouro de CO2.

O Município de Santarém dá início no dia 18 de Novembro, sábado, às comemorações do Dia da Floresta Autóctone, que decorrem na Casa do Ambiente, em Santarém, com início às 11h00. Altura em que vão ser entregues 650 árvores a famílias escalabitanas, que se candidataram à iniciativa “Plante as Raízes do Futuro. Plante um Sumidouro de CO2.

Esta foi uma iniciativa promovida pelo projecto “Raízes da Sustentabilidade”, em parceria com Município de Santarém e as famílias que aderiram a este projecto. “Raízes da Sustentabilidade” é um projecto que a Equipa Multidisciplinar de Acção para a Sustentabilidade (EMAS) desenvolve desde o ano de 2015.

No dia 23 de Novembro, quinta-feira, celebra-se o Dia da Floresta Autóctone. Será assinalado com a plantação simbólica de um clone do Freixo Duarte D´Armas, mais conhecido por Freixo de Espada à Cinta, que vai ser plantado no Jardim Portas do Sol, em Santarém, pelas 11h00. O clone desta emblemática árvore foi oferecido pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro a todas as capitais de distrito do país.

Pela primeira vez, vai ser criado um “Sumidouro CO2 Escolar” e a Escola EB Alexandre Herculano, em Santarém, foi o local escolhido, onde serão plantadas 100 azinheiras e 3 amoreiras. Também o Agrupamento de Escolas Afonso Henriques, em Santarém, se decidiu juntar a esta causa e vai plantar 50 azinheiras, nas escolas do agrupamento. Estas escolas comprometem-se igualmente a contribuir para redução da emissão de CO2 e ajudam a sensibilizar para a proteção e preservação de espécies autóctones.

A plantação destas árvores está marcada para este dia, na EB Alexandre Herculano e EB de Alcanena, às 11h00 e 15h00, respectivamente. As comemorações do Dia da Floresta Autóctone vão ter o apoio da PSP Santarém, das Juntas de Freguesias, da GNR-SEPNA, das Associações de Pais, do Clube de Ambiente e da comunidade escolar destes dois agrupamentos de escolas.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo