Sociedade | 22-04-2018 18:30

Marco Chagas apadrinha entrega de bicicletas para crianças irem à escola

Marco Chagas apadrinha entrega de bicicletas para crianças irem à escola
FOTO D.R.

Iniciativa envolve empresa social Mozambikes do filho do presidente de Vila Franca de Xira, Rui Mesquita.

O antigo ciclista do concelho do Cartaxo, Marco Chagas, vai apadrinhar a doação de 110 bicicletas a crianças do norte de Moçambique, que lhes vai permitir deslocarem-se para a escola. Esta doação insere-se numa parceria da organização não-governamental para o desenvolvimento Helpo, com a empresa do sector social Mozambikes, fundada por Rui Mesquita, filho do presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita, e que produz bicicletas neste território.

Esta acção, que se desenvolve nos dias 22 e 23 deste mês, acontece numa altura em que a Mozambikes conseguiu pôr a funcionar uma nova fábrica que aumenta a capacidade de fabrico, actualmente de cinco mil bicicletas por ano, para o quádruplo.

Para Marco Chagas, que actualmente é comentador televisivo de provas de ciclismo, esta iniciativa representa um aumento da qualidade de vida de crianças e famílias que vivem em más condições. Num território onde é normal andar três dezenas de quilómetros a pé para se fazer algo básico, como ir à escola ou ir buscar água, esta “é uma forma de diminuir distâncias e a pobreza”, sublinha Rui Mesquita, em declarações a O MIRANTE. “É a diferença entre poder ir à escola ou abandonar os estudos”, reforça Marco Chagas.

Rui Mesquita sublinha que a sua empresa tenta complementar o trabalho que é feito pela Helpo. As bicicletas vão ser entregues, após uma selecção dos que vivem mais longe das escolas, a crianças que frequentam três estabelecimentos de ensino. O empresário sublinha que a participação de Marco Chagas na iniciativa dá-lhe um “extremo orgulho”, por ser uma grande figura do ciclismo português e da ligação às bicicletas.

* Notícia completa na edição semanal de O MIRANTE.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo