Sociedade | 13-06-2018 14:16

Falta de médicos em Alcoentre não é problema fácil de resolver

Falta de médicos em Alcoentre não é problema fácil de resolver

Mais de dois mil utentes da unidade de saúde sentem-se prejudicados e queixam-se da falta de clínicos, mesmo quando têm consulta marcada.

Em Alcoentre, os 2.100 utentes da extensão da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) da Azambuja não têm médico de família atribuído. A unidade de saúde funciona, em alguns dias, apenas com uma enfermeira de serviço, a única que serve esta extensão e há casos em que utentes com consulta marcada não são atendidos por falta de comparência do médico, sem aviso prévio.


Contactada por O MIRANTE, a Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo diz que os casos de falta de comparência são “excepcionais” e possivelmente motivados por “uma situação imprevisível”, que impeçam o profissional de saúde de informar com antecedência. Segundo o mesmo organismo, o rácio entre utentes e enfermeira “está adequado”.


Maria Costa, utente daquela unidade de saúde, sente-se prejudicada pois já por diversas vezes regressou a casa sem conseguir ser atendida por não haver médicos. Outra utente que falou com O MIRANTE deslocou-se na sexta-feira, 8 de Junho, à extensão de saúde, onde estava de serviço apenas a enfermeira. “Já marquei consulta duas vezes - em semanas diferentes - e o médico não apareceu. Ninguém me avisou com antecedência de que ele não iria estar”. No mesmo dia, podia ler-se à porta, em letreiro afixado, que um dos médicos, com consultas agendadas, não iria estar presente.

“Não é fácil cativar os novos médicos”
Segundo a ARS, em 2017 foram atribuídas 20 vagas para médicos no Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Estuário do Tejo mas apenas foram preenchidas 13, não sendo possível ter médicos especialistas de Medicina Geral e Familiar (MGF), em todas as extensões de saúde. A situação leva este organismo a dizer que “não é fácil cativar os novos médicos para estas extensões de saúde porque, além dos motivos de cada profissional, elas implicam um exercício mais isolado, ou seja, sem que os médicos estejam integrados numa equipa”.


Actualmente a assistência médica aos utentes de Alcoentre é assegurada por um clínico contratado em prestação de serviços, durante oito horas semanais, e ainda por dois médicos especialistas em medicina geral e familiar, que vão a Alcoentre duas vezes por semana.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo