Sociedade | 16-06-2018 11:58

Câmara de VFX diz que Brisa aceitou reprogramar obras na A1

Em causa estão os trabalhos de reabilitação do separador central da Autoestrada do Norte (A1) nos sublanços Sacavém - Alverca e Alverca - Vila Franca de Xira.

A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira anunciou hoje que a Brisa aceitou alterar o planeamento das obras que está a realizar na autoestrada 1 (A1), de forma a minimizar os impactos na circulação rodoviária.

O anúncio foi feito esta tarde, em comunicado, na sequência de uma reunião entre a autarquia de Vila Franca de Xira e a administração da concessionária Brisa, durante a qual foi pedida uma reprogramação desta obra.

Em causa estão os trabalhos de reabilitação do separador central da Autoestrada do Norte (A1) nos sublanços Sacavém - Alverca e Alverca - Vila Franca de Xira, numa extensão global de 23,9 quilómetros, iniciados no dia 28 de maio.

Para realizar esta obra foi cortada a via esquerda de circulação, em ambos os sentidos, de forma a “reduzir o impacto e aumentar a segurança rodoviária na área afectada”.

No entanto, com o desenrolar dos trabalhos, a autarquia de Vila Franca de Xira (distrito de Lisboa) verificou um agravamento das condições de circulação noutras vias do concelho, nomeadamente na Estrada Nacional 10 (EN10), nas freguesias de Alverca, Forte da Casa e Póvoa de Santa Iria, registando-se “enormes filas nas horas de ponta”.

“A Brisa concordou com a reprogramação dos trabalhos em curso, esperando que as alterações a introduzir venham a minimizar as consequências desfavoráveis para o trânsito e para os utentes. De acordo com esta reprogramação, as obras não serão interrompidas em Agosto (excepto na primeira semana), pelo que a intervenção estará concluída no final desse mês”, refere a nota da autarquia.

Inicialmente, a Brisa perspectivava que estas obras, que representam um investimento de 800 mil euros, estivessem concluídas durante o mês de Agosto.

“A Brisa informou ainda que já solicitou ao empreiteiro que proceda à intensificação das obras em curso, para que as mesmas se desenvolvam de forma mais célere. E nessa medida, foi já assegurado o reforço e alargamento do horário de trabalho, com as obras a decorrerem 24 horas por dia”, acrescenta o comunicado.

A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira refere ainda que a Brisa se comprometeu a analisar os projectos de construção dos nós dos Caniços e do Sobralinho na A1, uma reivindicação antiga da autarquia.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo