Sociedade | 20-06-2018 16:08

Bolsas de Solidariedade no Hospital VFX batem número recorde

Bolsas de Solidariedade no Hospital VFX batem número recorde
Foto DR

Aumentou o número de candidaturas e de projectos apoiados pela Fundação Amélia de Mello.

A Fundação Amélia de Mello, com a colaboração do Conselho para o Desenvolvimento Sustentado (CDS) do Hospital Vila Franca de Xira, entregou na manhã de quarta-feira, 20 de Junho, 150 mil euros de apoios a associações dos cinco concelhos servidos pelo hospital, no âmbito das bolsas de solidariedade.

Dez associações vão agora poder financiar projectos na área da toxicodependência e da demência. A esta quinta edição das bolsas candidataram-se um número recorde de associações e aumentou também o número de associações apoiadas, como explica Maria da Luz Rosinha, líder do CDS do hospital. “A área preferencial de apoio era a demência. Com o aumento da esperança média de vida há uma grande degeneração mental que afecta muita gente e por isso tendo em consideração que no quadro da saúde não há protocolos específicos para esta área e os apoios são reduzidos, entendemos que devíamos ter apoiado. Vamos mais uma vez conseguir ajudar um numero elevado de pessoas”, explica. Segundo a deputada socialista a próxima edição das bolsas de solidariedade, prevista para 2019, já está em estudo e incidirá sobre a área da formação, dos cuidadores e dos técnicos que lidam com pessoas com deficiência mental. “Queremos constituir-nos como ajuda para todas estas entidades que intervêm directamente no terreno. São respostas muito exigentes e que só agora começam a ser equacionadas”, refere.

Assinaram os protocolos das bolsas a Associação Famílias em Movimento, Misericórdia de Alhandra, AIPNE de Alverca, Centro Social e Paroquial de Aveiras de Cima, ARIPSI da Póvoa de Santa Iria, CRIB de Benavente, Cercipóvoa, Cercitejo de Alverca, Misericórdia de Vila Franca de Xira e a Fundação CEBI. Além de Salvador de Mello, presidente do conselho de administração da José de Mello Saúde que gere a unidade de Vila Franca de Xira, a sessão contou também, entre outros, com a presença de Vasco Luís de Mello e de Pedro Bastos, administrador executivo do hospital, Eduardo Proença de Carvalho, membro do CDS do hospital e Alberto Mesquita, presidente da Câmara de Vila Franca de Xira.

* Notícia desenvolvida na edição semanal de O MIRANTE

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo