Sociedade | 05-07-2018 07:14

“Um homem que pega toiros não deve ter qualquer amigo anti-touradas”

“Um homem que pega toiros não deve ter qualquer amigo anti-touradas”
Paulo Loução, Pedro Espinheira e Nuno Marecos

Cabos dos Forcados Amadores de Cascais, Chamusca e Ribatejo falam da sua paixão. Por vezes, durante algumas pegas, acontece um ou outro momento divertido mas quem está totalmente concentrado à espera da investida de um toiro só descobre isso muito mais tarde, quando descomprime e vê fotos ou vídeos. Ali, qualquer distracção, por mais pequena que seja, pode ser fatal.

Um homem que pega toiros e que ainda por cima lidera um grupo de forcados, pode ter amigos anti-tourada? Esta foi uma das perguntas que colocámos aos cabos dos amadores da Chamusca, do Ribatejo e de Cascais, que irão actuar na noite de dia 19, quinta-feira, na II Grande Corrida O MIRANTE que se realiza no Campo Pequeno. As respostas apontam para uma quase impossibilidade. A mais radical é a de Pedro Loução, cabo dos Forcados Amadores de Cascais. “Não tenho amigos que não gostem da festa. Graças a Deus, escolho bem os meus amigos. Um dos requisitos para ser meu amigo é gostar da festa brava”, declara.


Nuno Marecos, que lidera os Forcados Amadores da Chamusca, não vai tão longe mas percebe-se que isso só acontece porque evita falar da sua paixão com certos amigos. “Tenho amigos que são anti-tourada e procuro respeitar a opinião deles mas evito discutir tauromaquia com eles. Quando isso é inevitável e vejo que estou a falar com alguém intransigente e incapaz de ouvir os meus argumentos, a conversa acaba logo ali”.


O cabo dos Forcados Amadores do Ribatejo, Pedro Espinheira, está na posição intermédia. Tem amigos que não gostam de touradas mas nenhum deles defende a sua abolição.


Os forcados são verdadeiramente amadores. São dos últimos amadores de todas as actividades que, talvez por tradição, ainda se designam amadoras embora já não o sejam na verdadeira acepção da palavra.

Notícia completa na edição em papel já nas bancas

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo