Sociedade | 06-11-2018 12:02

Desmatação da Mata do Paraíso em Vialonga custou 163 mil euros

Desmatação da Mata do Paraíso em Vialonga custou 163 mil euros

Espaço foi comprado pela Câmara de Vila Franca de Xira há dois anos por 300 mil euros.

A Mata do Paraíso, em Vialonga, um dos principais espaços verdes do concelho de Vila Franca de Xira, tem a sua desmatação praticamente concluída e os trabalhos totais rondaram 163 mil euros. A limpeza integral da mata era uma reivindicação antiga da população e também uma forma de minimizar os riscos de incêndio naquele espaço adquirido em 2016 pelo município por um valor a rondar os 300 mil euros.


A desmatação foi feita por fases, com as duas anteriores fases a custarem 100 mil euros. Em curso está a terceira e última fase da intervenção, acautelando as necessárias acções de manutenção deste espaço de grande valor patrimonial e ambiental” , revelou o município em comunicado.


A intervenção em curso incide numa área de 7 hectares e os trabalhos têm como objectivo a limpeza de espécies invasoras, desbaste e desramação de elementos arbóreos e arbustivos autóctones, desmatação e limpeza de entulhos, monos e lixo indiferenciado que vai sendo depositado indevidamente naquele espaço público.


“A partir do próximo ano os 19 hectares desta área florestal serão integrados num procedimento regular de limpeza e desmatação das áreas municipais”, informa o município. A Mata do Paraíso é constituída maioritariamente por pinheiro manso, pinheiro do alepo, zambujeiros e outras espécies da flora local.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo