Sociedade | 06-11-2018 16:47

Escultura de José Júlio ficou pronta a 3 de Novembro

Escultura de José Júlio ficou pronta a 3 de Novembro

José Júlio Venâncio Antunes tem 83 anos, nasceu a 31 de Janeiro de 1935 e foi o primeiro matador de toiros vilafranquense.

A escultura de bronze que homenageia a figura do matador de toiros vilafranquense José Júlio só ficou pronta a 3 de Novembro e não há vários meses como O MIRANTE noticiou na última semana. Num esclarecimento enviado pelo município de Vila Franca de Xira é referido que a escultura só foi entregue à câmara “no passado sábado, 3 de Novembro, não sendo naturalmente possível considerar a sua colocação, quando a mesma não estava ainda concluída e na posse da autarquia”. O município explica que após a entrega do monumento serão agora equacionadas as diferentes possibilidades visando a sua colocação.

Na última sessão da Assembleia de Freguesia de Vila Franca de Xira, realizada no fim de Setembro, os eleitos aprovaram, por unanimidade, uma moção exigindo rapidez na homenagem ao toureiro. O documento, apresentado pela coligação Mais (liderada pelo PSD), exorta a câmara municipal a concretizar a instalação do monumento, de preferência, nas proximidades do mercado municipal da cidade. “Uma vez que a escultura se encontra concluída, é da mais elementar justiça que esta homenagem seja concretizada”, lia-se no documento, que apelava a que a junta de freguesia diligenciasse junto da câmara a instalação da estátua “o mais breve possível”, atendendo ao facto do matador de toiros ainda ser vivo. O projecto foi apresentado à câmara em Outubro de 2016 e consistia numa estátua de 3 metros, elaborada pelo artista espanhol Alberto Gérman.

José Júlio Venâncio Antunes tem 83 anos, nasceu a 31 de Janeiro de 1935. Foi o primeiro matador de toiros vilafranquense, tirando a sua alternativa em Saragoça a 11 de Outubro de 1959. A partir daí teve inúmeras actuações dentro e fora de Portugal tendo chegado a ser considerado um dos melhores matadores de toiros portugueses. “Estes motivos fazem de José Júlio um homem com uma elevada importância cultural e histórica, para além de ser e ter sido um excelente embaixador de Vila Franca de Xira”, conclui a moção.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo